quinta-feira, 23 de março de 2017

Judocas de projeto social representam o Pará em campeonato brasileiro

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 22/03/2017 16:55

  • / ESPORTE / 22/03/2017 16:55

    Equipe vencedora já está garantida na competição nacional e pretende 'voar' mais longe


Uma equipe de 14 atletas paraenses do projeto Escola de Esporte - Polo Judô, mantido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Lazer (Sejel), venceu o Torneio Seletivo de Judô “Augustinho Maciel”, e garantiu vagas no Campeonato Brasileiro Regional de Judô.
No torneio seletivo, ocorrido nos dias 18 e 19 de março, a equipe do Pará conquistou 14 medalhas, sendo seis de ouro, seis de prata e duas de bronze.  Ao todo, 28 atletas do projeto da Sejel disputaram o torneio nas categorias Sub 13, Sub 15, Sub 18, Sub 21 e Sênior. Eles ainda conquistaram o 5º lugar na classificação geral do torneio, que teve a participação de 18 clubes, com 120 atletas cada um.
Daniele Trindade da Silva, de 8 anos, conquistou medalha de ouro depois de enfrentar duas adversárias na categoria Sub 13. Ela participa do projeto há dois anos e diz que já colheu bons resultados. “Foi muito emocionante porque foi meu segundo torneio regional, e ano passado eu fiquei em terceiro lugar. Agora, consegui o primeiro com medalha de ouro. Estou realizando um sonho. Agora vou com força total e espero ganhar no Brasileiro também”, afirma a judoca.
Outro atleta do projeto que foi ouro no torneio é o Carlos Henrique Moura Mendes, de 11 anos. Ele participou pela primeira vez de uma grande disputa em três anos de projeto. “Agora, espero conseguir um bom resultado no Regional e conseguir disputar outas competições. Esse esporte é muito importante pra mim, então, conquistar a medalha através dele, só faz aumentar minha admiração. Penso em seguir carreira até onde eu puder”, diz o judoca.  
Segundo o professor e técnico da equipe, Gilberto Cruz, os atletas que conquistaram as medalhas representarão o Pará no Campeonato Brasileiro Regional de Judô, que será realizado aqui no Pará, nos dias 22 e 23 de abril, em local a ser definido. “Essa é mais uma conquista de participação em um campeonato de grande porte. Já participamos de vários torneios locais, estaduais, nacionais, regionais e, até, internacionais, como o Pan-Americano e o Sul-Americano. Os atletas estão focados nos treinos desde o fim do ano passado, sacrificando, inclusive festas de fim de anos e férias escolares”, destaca o técnico.  
O projeto funciona há 10 anos e atende cerca de 100 crianças e jovens da comunidade em torno da sede do Racho Não Posso me Amofinar, no bairro do Jurunas, onde ocorrem os treinos, de segunda a sexta, das 15h às 18h. As inscrições podem ser feitas no começo de cada semestre. Basta procurar o professor Gilberto no local de treino. A única exigência do projeto é que os alunos estejam matriculados regularmente em uma escola.
“O projeto surgiu como uma alternativa para ocupar o tempo dessas crianças com um esporte, mas acabou se ampliando e, hoje, estamos formando grandes atletas que têm viajado para competir e representar muito bem nossa cidade e nosso estado. Tem atletas crescendo dentro do projeto, passando de categoria, indo pra fora do país disputar”, ressalta o professor.
Para o titular da Sejel, Wilson Neto, a equipe mostra que vale a pena investir no esporte. “Temos conseguido manter esse projeto apesar das dificuldades orçamentárias. E vê-los conseguir resultados tão positivos, apesar das limitações, é um estímulo para estarmos cada vez mais comprometidos com a manutenção do projeto e na formação desses atletas”, destaca o secretário.
No Campeonato Brasileiro Regional serão 100 vagas para os 18 clubes, sendo 75 vagas para os ganhadores das medalhas de ouro e as 25 vagas restantes, serão para os 2º e 3º colocados. Participam atletas dos estados do Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Piauí e Roraima. 
Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário