quinta-feira, 23 de março de 2017

Para ministro, portal único vai tornar Brasil mais competitivo

Exportações

Ferramenta vai integrar procedimentos e facilitar a comunicação entre órgãos públicos e importadores e exportadores
por Portal PlanaltoPublicado23/03/2017 13h15Última modificação23/03/2017 13h36
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou, nesta quinta-feira (23), que o Portal Único do Comércio Exterior deve tornar o Brasil mais competitivo, além de colaborar para o crescimento sustentável da economia brasileira. Com a ferramenta, órgãos públicos, importadores e exportadores vão interagir de forma mais rápida.
Na prática, o tempo de exportação deve cair de 13 para oito dias e o de importação de 17 para dez dias, explicou Meirelles. Estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que o portal vai gerar um acréscimo de US$ 23,8 bilhões sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no primeiro ano que estiver funcionando de forma integral.
Ao simplificar processos, reduzir trâmites e unificar documentos, o portal único aumenta a eficiência dos exportadores brasileiros. “Exportadores terão condições de exportar mais rápido, com menor custo e com menor tempo de armazenagem [...]. Portanto, isso aumenta a capacidade do Brasil de ser competitivo”, afirmou.
Para o ministro da Fazenda, o lançamento do portal único representa um avanço da “maior importância”. O site permitirá fazer a declaração de entrada das mercadorias no País ainda no navio. Assim, no momento em que a embarcação chegar ao porto, os produtos já estarão liberados.
Meirelles frisou que o portal único é um dos mais importantes instrumentos a serem usados pelo governo para aumentar a produtividade da economia e para proporcionar segurança para os negócios.
Fonte: Portal Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário