quarta-feira, 22 de março de 2017

Programação da Prefeitura de Belém celebra Dia da Água e Dia da Floresta

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 22/03/2017 13:02

  • / BOSQUE / 22/03/2017 13:02

    Especialistas do Bosque conversaram com alunos da Escola Municipal Alzira Pernambuco sobre desperdício de água e preservação da floresta.


A Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), promove até o próximo domingo, 26, no Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia, programação especial em comemoração ao Dia da Floresta, transcorrido nesta terça-feira, 21, e ao Dia da Água, celebrado nesta quarta, 22.
“É aquela velha história, de quem ama cuida. Se amamos nossa cidade, nosso Estado, nosso País e claro, se amamos nossos filhos e netos, temos o dever de cuidar. É nossa obrigação, aqui no Bosque, com todo esse espaço maravilhoso, no coração da nossa cidade, fazer esses eventos de conscientização”, afirmou Lindomar da Silva, diretora do Bosque.
Alunos da Escola Municipal Alzira Pernambuco, do bairro do Marco, participaram da programação nesta quarta. “Procuramos trabalhar com as crianças no sentido que elas sejam, nas suas casas, multiplicadoras dos conhecimentos repassados aqui no Bosque, sempre ressaltando a importância do meio ambiente", comentou a pedagoga do Bosque Rodrigues Alves, Marla Frazão. "Em alusão ao Dia da Água, iremos, por meio de conversas, contar histórias de forma bem lúdica, ensinar que não devemos gastar água e quais as formas corretas de utilizar”, completou.
Com tantos ensinamentos passados durante todo o dia, as crianças saíram do evento conscientes do papel que têm na preservação do meio ambiente. “Na hora de escovar os dentes tenho que molhar a escova, desligar a torneira e depois passar nos meus dentes, para não gastar. É muito bom aprender para saber como cuidar da água e da natureza”, disse a estudante Jasmin Rodrigues da Costa, de apenas 4 anos.
Desperdício
A programação chama atenção para o fato de a região Norte estar cercada por imensos rios, que dão sustento a centenas de famílias. E para a possibilidade dessa realidade mudar com o desperdício de água. A escassez pode afetar humanos e outros seres vivos. Animais e plantas têm a sobrevivência ameaçada cada vez que uma torneira permanece aberta ou um chuveiro despeja água sem necessidade.
Especialista em fauna e flora, a veterinária do Bosque, Ellen Eguchi, falou dessa dependência. “A água é a unidade básica para a sobrevivência das espécies. Problemas com escassez ou com a poluição podem levar à diminuição de fauna e flora de um determinado local”, explicou.
A programação segue até domingo, 26, com exposições que contam a história dos quelônios e das sementes da Amazônia, oficinas que irão ensinar a fabricar porta-lápis de material reciclado, trilhas pelo Bosque, plantio de mudas e outras atividades.
Veja a programação:
23/03
- Trilha: “Conhecendo a Biodiversidade do Bosque”
- Plantio
- Exposição: Quelônios / Sementes Arbóreas
24/03
- Acolhimento e orientações para atividade da campanha
- Campanha de Sensibilzação: “Bosque Rodrigues Alves: Cuidar para Preservar”
- Plantio
- Exposição: Quelônios / Sementes
25/03
- Oficina: Árvore porta-lápis
- Exposição: “Animaistaxidermizados”
26/03
- Contação de histórias
- Exposição: Sementes
- Animais Taxidermizados
- Circuito Exposição: Flora
Texto: João Alberto Rufino
Foto: Tássia Barros - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário