sexta-feira, 24 de março de 2017

Projeto Concertos Didáticos leva 621 estudantes ao Theatro da Paz

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 24/03/2017 16:35


Um passeio diferente mudou a rotina dos 621 estudantes da rede municipal que visitaram o Theatro da Paz pela primeira vez nesta sexta-feira, 24, dentro do “Projeto Concertos Didáticos”, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), por meio do Conservatório Carlos Gomes e Secretaria Municipal de Educação.
Enquanto o estudante Otávio Viana Carrera, 10, da Escola Municipal Ogilvanise de Moura, de Icoaraci, observava atentamente cada detalhe do local, o aluno com deficiência visual Itallo Melo, 11, da Escola Municipal Walter Leite Caminha, do bairro Parque Verde, preparava-se para escutar as canções do espetáculo.
“A música é pra se ouvir e sentir. Então, não é porque eu não enxergo, que vou deixar de vir para prestigiar um show desse, rico culturalmente e que muito tem a contribuir nos estudos”, disse Itallo, estudante do 5º ano.
A cada edição o projeto proporciona a socialização dos estudantes fora do ambiente escolar, além da ampliação do conhecimento cultural através da música e garante a inclusão dos que possuem alguma deficiência. “Nós queremos sempre, trazer o maior número de estudantes seja eles com ou sem deficiência para que, sensibilizados pelos bons sentimentos que a música traz, encontrem mais estímulos para aprender e ensinar também”, pontuou a técnica pedagógica da Semec e responsável pelo projeto, Raquel Veiga.
No total, 15 escolas da rede municipal foram contempladas para participar desta primeira edição do projeto, entre elas estão: Walter Leite, Maria Amoras, Pedro Demo, Palmira Gabriel, Palmira Lins de Carvalho, Theodor Badotti, Maria Clemildes, Ogilvanise Moura, Cordolina Fontelles, Paulo Almeida Brasil, Silvio Leandro, Up Helder Fialho, Up Tucumaeira, Up Pedro Demo e Ups do Combu São José, Nazaré e Santo Antônio.
Para Hemilly Rodrigues, 10, a visita se tornou um momento que dificilmente será esquecido. “Eu não viria aqui se não fosse pela minha escola, já que meus pais teriam dificuldade de me trazer por questões, não só financeiras, mas de tempo”, revelou a estudante da unidade de educação Benvinda de França Messias, do bairro de São Brás.  “Quero chegar à minha casa e contar tudo o que vi e vivi, e também aproveitar para colocar em prática na escola, tudo o que aprendi”, empolgou-se.
No período da manhã, a atração foi o grupo K-Ximbinho formado por saxofonistas. À tarde, foi a vez da Orquestra de Flautas da Amazônia.
Ao final das apresentações, o músico Felipe Ricardo, do K-Ximbinho, se disse honrado em se apresentar para um público tão especial. “Esse é um projeto encantador tanto para eles quanto para todos nós do grupo, já que nos permite o contato com um público que nos dá um retorno imediato”, disse o músico.  “A energia deles é contagiante e poder contribuir com a realização de sonhos e aprendizagem é muito gratificante”.
Benefícios – Desde que foi lançado na rede municipal de ensino de Belém, há três anos, o projeto já beneficiou mais de seis mil crianças, levadas ao teatro de transporte escolar sob cuidados da equipe pedagógica e técnicos de educação da Semec.
Texto: Natasha Albarado
Foto: Acom/Semec
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário