quinta-feira, 23 de março de 2017

Visitas à Lagoa da Ribeira integram programa de Educação Ambiental

    Acessos: 268
    O Núcleo de Educação Ambiental da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã está promovendo visitas de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Ciep Municipalizado Amílcar Pereira da Silva à Lagoa da Ribeira, no bairro Caxias. O local se tornou Área de Preservação Ambiental (APA) por ser ponto de alimentação e repouso das aves migratórias (coleiros e marrecos do pé vermelho), entre os hemisférios norte e sul e fonte de pescado (robalo, traíra, tainha, corvina e tilápia).
    Segundo o coordenador do Núcleo, Antônio Batista Pessanha, as visitas acontecem em parceria com a secretaria municipal de Educação, Ciep e a Autopista Fluminense, concessionária da BR-101, que oferece como contrapartida ambiental, campanhas de conscientização com distribuição de folhetos educativos.
    — Estaremos até o final do ano promovendo visitas com os estudantes, para despertar a preservação do patrimônio natural, hoje com a lâmina d'água reduzida devido ao período de seca na região — disse Antônio, que teve a companhia do subsecretário da pasta, Paulo Pessanha.
    Já a coordenadora pedagógica do Ciep Municipalizado Amílcar Pereira da Silva, Mara Cristina Azevedo, explicou que a visitação à lagoa também faz parte do projeto SOS Lagoa da Ribeira, desenvolvido pela escola. “Além da conscientização das cinco turmas do Ciep, teremos outras ações durante o ano, como coleta de lixo no entorno e concurso de redação”, falou.
    Para a aluna Maria Eduarda Pinto, o trabalho de preservação é importante, para garantir o sustento de várias famílias de pescadores. “Eu já conhecia a lagoa e sei que o peixe encontrado nela ajuda as famílias no seu orçamento. Todos têm o compromisso de protegê-la”, ressaltou.
    Lagoas — A área total do Parque Nacional de Restinga de Jurubatiba (Parna), que compreende também os municípios de Carapebus e Macaé, reúne 18 lagoas. Só em Quissamã são 12: Paulista, Bezerra, Amarra-Boi, Garça, Piri-Piri, Maria Menina, Robalo, Visgueiro, Pires, Preta, Casa Velha e Ubatuba.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário