terça-feira, 1 de agosto de 2017

65 milhões de litros de esgoto deixarão de ser despejados na Baía de Guanabara diariamente
A Foz Águas 5 e a Prefeitura do Rio entregam para a população carioca um legado ambiental dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Nesta quinta-feira (26/05) será inaugurada a Nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Zona Oeste para tratar efluentes dos bairros de Bangu, Deodoro, Realengo, Padre Miguel, Magalhães Bastos, Jardim Sulacap e Vila Militar. Com capacidade de atendimento a 430 mil pessoas, a estação, localizada em Deodoro, é a maior dentro da concessão de saneamento da Área de Planejamento 5 (AP5), que abrange 21 bairros, o que corresponde a 48% do território municipal. A partir de novembro, quando atingir sua capacidade plena de trabalho, 65 milhões de litros de esgoto deixarão de ser despejados diariamente na Baía de Guanabara –  equivalente ao esgoto coletado e tratado na cidade de Niterói. Com a entrega, 100% da região da Bacia do Rio Marangá – a mais populosa da Zona Oeste – terá a cobertura do tratamento.
Com o início da operação, imediatamente 230 mil pessoas passam a ser atendidas e 35 milhões de litros de esgoto deixam de ser despejados diariamente na Baía de Guanabara. Isto equivale 1.450 caixas d’água por hora de efluente tratado. No inicio da gestão, quando a Foz Águas 5 assumiu a prestação do serviço de saneamento da região, a cobertura em toda a AP5 se limitava a 5% da população local. Em 2015 este índice superou os 21% e, com o início do funcionamento da ETE, atingirá 31%.
A Nova ETE em Deodoro é parte da primeira fase de investimentos da concessionaria Foz Águas 5 no projeto de saneamento da AP5. Com ela, estão sendo entregues também 200 km de novas redes, 11 Estações Elevatórias de Esgoto e 25 mil novas ligações domiciliares, com investimentos de R$ 640 milhões.
Ainda serão construídos mais 113 km de redes e 17 mil ligações para o atendimento da meta contratual do quinto ano (2017) da concessão, que será cumprida com antecedência, em novembro de 2016. Ao final desta fase, serão 313 km de redes construídas e 18 elevatórias, mais de 40 mil novas ligações domiciliares, além de outras 18 Estações operando em toda a AP5, das quais sete foram reativadas pela concessionária e outras que passaram por reforma ou ampliações.
A antiga ETE Deodoro atendia 20 mil pessoas até 2012, quando a concessionária iniciou a sua reforma e passou a operá-la, tratando os esgotos domésticos de 44 mil pessoas. A adoção da tecnologia holandesa Nereda, na nova Estação, que reduz o tempo do processo mantendo sua eficácia, amplia em 10 vezes a capacidade da planta original, passando a atender 430 mil pessoas.
Saneamento da AP5
A Área de Planejamento 5 abrange os bairros de Bangu, Barra de Guaratiba, Campo Grande, Campo dos Afonsos, Cosmos, Deodoro, Gericinó, Guaratiba, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Sepetiba e Vila Militar. Um território correspondente à metade da área da cidade do Rio de Janeiro e que concentra cerca de 30% da sua população. Se fosse uma cidade, a AP5 seria a oitava mais populosa do Brasil, à frente de Manaus, Recife e Porto Alegre.
Estas características fizeram do modelo da AP5, que tem investimentos na ordem de 2,4 bilhões, a maior concessão em saneamento básico no país. Em 2027 a cobertura chegará a 80% e, em 2037, a 90%.  Ao todo serão instalados cerca de 2.000 km de rede coletora e interceptores.
Além de ser a área de maior crescimento populacional projetado (1,77% ao ano até 2020) da cidade, a Zona Oeste do Rio de Janeiro é uma das regiões que mais sofre com a falta de saneamento. Além de combater as doenças causadas por esta carência, o projeto gerou cerca de três mil postos de trabalho diretos e indiretos, sendo que aproximadamente 80% dos empregados são moradores da AP5. 
Sobre a Foz Águas 5   
A Foz Águas 5 é desde maio de 2012 a concessionária contratada pela Prefeitura do Rio para realizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto da Área de Planejamento 5 (AP-5) do Rio de Janeiro. A região, equivalente a 48% do território do município, compreende 21 bairros da zona oeste da cidade, e reúne mais de 1,7 milhão de pessoas. Até o fim de 2016, cerca de 500 mil pessoas serão beneficiadas com acesso ao sistema público de esgotamento sanitário que a concessionária está implantando, incluindo a Nova Estação de Deodoro, que contribuirá  para que 65 milhões de litros de esgoto deixem de ser lançados in natura na Baia de Guanabara todos os dias.
Investimentos
Foram investidos aproximadamente R$120 milhões na construção desta Nova Estação de Tratamento de Esgotos. Ela é composta pelos seguintes equipamentos: 1) Estação Elevatória de Esgotos; 2) Pré Tratamento; 3) Elevatória Intermediária; 4) Tanque de Equalização; 5) Tanques de Tratamento Biológico; 6) Prédio dos Sopradores; 7) Tratamento de Lodos; 8) Subestação Blindada; 9) Duas Substações; 10) Central de Geração de Energia .
Tecnologia Nereda
A tecnologia Nereda, inédita no Brasil, consiste no tratamento de esgotos sanitários a partir da Biomassa Granular Aeróbia, ou seja, um tratamento biológico avançado. O lodo é produzido como parte do processo biológico de depuração do esgoto pelas bactérias. A tecnologia foi criada na Holanda, na  Universidade de Tecnologia de Delft, e desenvolvida ao longo de 20 anos a partir de uma parceria público-privada entre a Universidade, a Fundação Holandesa para a Investigação Aplicada na área das Águas (STOWA) e a empresa Royal HaskoningDHV.
A tecnologia já está presente em 10 Estações de Tratamento de Esgoto localizadas na Holanda, Portugal e África do Sul. Paralelamente, além do Brasil, plantas com a Tecnologia Nereda estão sendo desenvolvidas na Austrália, Reino Unido, Polônia, França, Alemanha, além de novas estações em Portugal e na África do Sul.
Vantagens da tecnologia Nereda
>  Elevada capacidade de tratamento de águas residuais (esgotos);
>  Ausência de aplicação de produtos químicos;
>  Efluente com uma excelente qualidade, podendo reduzir carbono, nitrogênio e  fósforo num único passo de tratamento;
>  Área de implantação reduzida (geralmente, representa 25% da área necessária para as estações de tratamento convencionais), pois não exige a instalação de tanques anaeróbios/anóxicos adicionais e decantadores secundários, entre outros fatores;
>  Operação simples, fazendo uso de um reduzido número de equipamentos mecânicos e/ou elétricos;
> Adaptável a projetos de esgotos domésticos, industriais ou mistos;
>  Solução atrativa para aplicação em novas instalações, instalações existentes com baixo desempenho e ampliação da capacidade de tratamento de sistemas de lodos ativados convencionais;
>  Eficiência comprovada em instalações híbridas, operando com o Nereda e Tecnologia Convencional de Tratamento em paralelo.

ASSESSORIAS DE IMPRENSA
Foz Águas 5
Michele Guma – (21) 99877-3550 | micheleguma@fozaguas5.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário