quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Artesãos de Icoaraci são contemplados com R$ 100 mil em microcréditos

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 09/08/2017 18:03

  • / INCENTIVO / 09/08/2017 18:03

    Ao todo, 23 microempreendedores de Icoaraci receberam o microcrédito e comemoraram o incentivo aos pequenos negócios


Durante a reunião com lideranças comunitárias e moradores, em meio às ações do programa “Prefeitura no Bairro”, no Distrito de Icoaraci, na manhã desta quarta-feira, 9, a Prefeitura de Belém e o Governo do Estado assinaram convênio com artesãos de Icoaraci e da ilha de Cotijuba para que os trabalhadores tenham acesso a uma linha de crédito por meio do programa CredCidadão. Ao todo, 23 microempreendedores foram contemplados com o convênio, para o qual foi creditado um valor total de R$ 100 mil.
O prefeito Zenaldo Coutinho, acompanhado da coordenadora do CredCidadão, Tetê Santos, do coordenador do Fundo Ver-o-Sol da Prefeitura de Belém, Francileno Mendes, e de vereadores presentes à cerimônia, fez a entrega simbólica dos envelopes com o valor creditado nas contas bancárias dos artesãos, após cada um deles ter assinado os contratos de empréstimos.
“A parceria da Prefeitura de Belém e o Governo do Estado se estende em vários níveis, e por meio dela já temos, por exemplo, um feliz convênio no Liceu de Artes, onde nossos artesãos de Icoaraci ensinam às crianças os seus ofícios, e agora, conjuntamente com CredCidadão, estamos repassando aos artesões locais cartas de crédito, no que imaginamos vai impactar positivamente na economia de Icoaraci, que tem essa vocação para o artesanato muito bem definida”, celebrou o prefeito Zenaldo Coutinho.  
Para a coordenadora do CredCidadão, Tetê Santos, os beneficiados com o crédito devem ter zelo com os seus negócios. “Apesar deste momento de crise econômica que estamos vivendo, são os pequenos negócios que estão movimentando a nossa economia, e eu não conheço nem um grande empreendimento que não tenha começado pequeno. Por isso, digo a vocês que cuidem de seus negócios, zelem por eles e tenham cuidado ao cativar seus clientes, porque é deles a melhor propaganda. O crédito previsto nos convênios assinados nesta cerimônia já está disponível a todos os beneficiados e já pode ser sacado”, informou a coordenadora.
Fundo – A entrega de microcréditos para os artesãos é uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Incentivo à Geração de Emprego e Renda, coordenado conjuntamente pelo programa CredCidadão e Fundo Ver-o-Sol.
O Fundo Ver-o-Sol promove a geração de emprego e renda, por meio de investimentos em microcrédito, além de oferecer cursos de qualificação profissional que preparam o cidadão para o mercado de trabalho. “Nosso direcionamento é fomentar cada vez mais a produção dos microempreendedores, e uma oportunidade de alavancar a economia e ajudar esses trabalhadores ou a iniciar um negócio ou a melhorar a qualidade dos serviços que eles já oferecem. Neste repasse de crédito aqui em Icoaraci, tivemos mais de 100 propostas de microempresários, que nos foram indicados pela Agência Distrital, mas somente 23 preencheram os requisitos exigidos. Ainda nessa ação que os selecionou, levaremos a todos eles orientações e capacitação qualificada de como eles podem gerir melhor os seus negócios”, adiantou o coordenador do Fundo Ver-o-sol, Francileno Lima Mendes.
A artesã Zenilda dos Santos Barata mantém um negócio de confecção de sandálias decoradas e objetos de decoração de aniversários com a filha dela. “Na verdade, toda a nossa família acaba ajudando um pouquinho, já que o nosso negócio existe há mais de quatro anos. O valor que recebemos nesse crédito vai servir basicamente, para comprarmos mais material para fazer as nossas peças. Já temos várias encomendas, inclusive de lugares do interior, e o valor recebido vai nos ajudar muito nessa produção”, contou a artesã.
A ampliação do trabalho com a venda de comida, há quase quatro anos, em uma das praças de Icoaraci, é a meta de Samara Silva, de 23 anos, também contempladas com a carta de crédito. “Eu vou investir em matéria prima dos meus bolos e salgadinhos e assim ampliar o meu negócio. Acho importante receber esse crédito porque os juros do empréstimo são baixos e cabem no nosso bolso, sem maiores dificuldades”, comemorou Samara.
Texto: Dedé Mesquita
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário