segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Cobertura do Mercado de São Brás recebe reparos

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 07/08/2017 16:08

  • / PATRIMÔNIO / 07/08/2017 16:08

    Cobertura de vidro também passou por reforma e revitalização


O reparo emergencial no telhado do Mercado de São Brás foi concluído pela empresa de engenharia contratada pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) para realizar o serviço.
Uma área de cerca de 180 metros quadrados da cobertura em chapa metálica foi recuperada depois de ser danificada por uma forte chuva. O Serviço durou cerca de uma mês e foi concluído na última quinta-fera, 3. “Nossa orientação à empresa foi que recuperasse as chapas e a estruturas de madeira, mantendo as características originais. A única coisa alterada foi a forma de fixar as chapas com uso se parafuso para reforçar a fixação e aumentar a resistência a influencias externas”, explica o diretor de  Obras Civis da Seurb, Reinaldo Leite.
A cobertura de vidro, que também sofreu avarias, foi substituída em cerca de 140 metros quadrados. As peças de vidro laminado que compõem a cobertura foram retiradas do local, passaram por lavagem e as quebradas foram substituídas. “Além disso, a estrutura metálica onde os vidros ficam encaixados receberam pintura anti-corrosiva e a calha receberá uma manta impermeabilizante”, detalha o engenheiro.
De acordo o diretor, funcionários da empresa continuam no local avaliando outras áreas da cobertura que possam precisar de reparos e reforço na estrutura para evitar futuros danos por fatores climáticos. A prefeitura está avaliando custos para esses serviços adicionais.
Para realizar a reforma total no prédio, que é patrimônio histórico tombado nas esferas municipal e estadual, a prefeitura aguarda disponibilidade financeira a fim de contratar empresa especializada para elaboração e execução do projeto de restauro. Dentre as melhorias previstas estão a revitalização de toda a estruturado do mercado, a recuperação completa do telhado, do sistema elétrico e hidráulico e da fachada do prédio.
Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus / Ascom Seurb
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário