terça-feira, 22 de agosto de 2017

Inscrições abertas para mostra 'Carucango vive em nós'

2017-08-22 10:10:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
pessoas dançando dentro uma sala
Foto: Maurício Porão
Cultura afro-brasileira, como a dança e agora a mostra audiovisual, valoriza diversidade e promove criatividade
Seguem abertas até o dia cinco de setembro as inscrições para a primeira mostra de curta-metragem "Carucango vive em nós". A programação é voltada para estudantes do sexto ao nono ano das redes municipal, estadual e particular. O cadastro pode ser feito no endereço eletrônico semed.extracurricular@gmail.com ou na sala 201 da Secretaria de Educação, que funciona na Rua Antero Perlingeiro, 402, Centro. A mostra vai acontecer no dia 29 de setembro no auditório do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, às 9h.
Os alunos terão que elaborar uma produção cinematográfica curta com destaque para a trajetória e a identidade de Carucango, herói negro macaense reconhecido pela sua luta, que deu nome ao quilombo apontado como um dos maiores que existiu no estado do Rio de Janeiro nos fins do século XVII. A realização da mostra reforça a aplicação da lei 10639/ 03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, contribuindo para ressignificação e valorização das matrizes africanas que formam a diversidade cultural do país.

Antes de participar da mostra, os alunos poderão pesquisar e apresentar quem foi Carucango e qual a importância dele para Macaé. Entre os objetivos da mostra estão integrar estudantes junto à comunidade escolar; estimular a criatividade individual e coletiva; promover a circulação de bens culturais e vivenciar uma produção de curta com destaque para história de Macaé.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a mostra também tem como propostas descobrir novos talentos e incentivar o gosto pela leitura, escrita e produções audiovisuais. "A primeira mostra de curta-metragem 'Carucango vive em nós' também será uma oportunidade para valorizar as personalidades negras da história local", destaca.

O filme deverá ter até cinco minutos de duração. A equipe de alunos poderá utilizar qualquer equipamento como celular, câmera digital e filmadora, desde que apresente boa qualidade de imagem e som. O Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão fica na Rua Dr Francisco Portela, 410, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário