sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Lei Maria da Penha: programação de aniversário inicia

2017-08-10 16:25:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoa em auditório
Foto: Ana Chaffin
A programação de aniversário segue até o dia 31 deste mês
A programação do 11º aniversário da Lei Maria da Penha teve início, na manhã desta quinta-feira (10), no auditório do Paço Municipal. O evento, organizado pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, prossegue até o dia 31 de agosto e conta com palestras, roda de conversa e para encerrar as atividades, um seminário sobre enfrentamento da violência.
Participaram da solenidade de abertura o secretário de Ordem Pública, Sebastião Carneiro; secretário Adjunto de Segurança, Luiz Monteiro; secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Tatiana Pires; a defensora pública, Karen Simões, e a coordenadora do Ceam, Jane Roriz, que destacou que a Lei Maria da Penha é avançada e bem escrita, mas ainda precisa de avanços para que seja cumprida de fato.

- Gostaria de agradecer a minha equipe. Queremos fazer a diferença na vida da mulher que busca ajuda no Ceam. É importante o comprometimento da Rede de Atendimento de Proteção à Mulher -, disse, acrescentando que, de janeiro a julho deste ano, foram realizados 2797 atendimentos. No local, as mulheres contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, advogada e assistente social.

O secretário Municipal Adjunto de Segurança, Luiz Monteiro, lembrou que o município trabalha na implantação da Patrulha Maria da Penha, desde o ano passado e enquanto o projeto estava em andamento, as equipes receberam qualificação. "Nossa ânsia cresce a cada dia para proporcionar um atendimento de qualidade. Gostaria de agradecer a esses profissionais que trabalham em prol das mulheres que sofrem violência doméstica", disse.

A defensora pública Karen Simões ressaltou que o trabalho desenvolvido pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) é muito importante. "O trabalho desenvolvido por essa equipe é incomparável no interior do Estado do Rio de Janeiro. Cada passo que se dá é um diferencial na vida dessas mulheres", enfatizou.

O secretário de Ordem Pública, Sebastião Carneiro, afirmou que o trabalho deve avançar sempre. "Hoje, não podemos fechar os olhos para essa realidade. Queremos reduzir os números de agressões contra as mulheres e os homens devem se conscientizar que elas são companheiras", pontuou.

A secretária de Desenvolvimento Social, Tatiana Pires, parabenizou o trabalho desenvolvido pela coordenação e equipe do Ceam que é incansável no atendimento de mulheres vítimas de violência no município. "Sem o trabalho de vocês, nada seria possível", informou.

Patrulha Maria da Penha

O evento contou com a apresentação de como funciona a Patrulha Maria da Penha, criada pela Lei 4350/2017. Os detalhes foram apresentados pela coordenadora do programa, Adriana Esteves, que lamentou o crescente número de agressões sofridas pelas mulheres.

- Nossas ações são diárias. Trabalhamos na fiscalização de medidas protetivas com o objetivo de impedir a reincidência da violência doméstica. A equipe trabalha uniformizada, composta por um homem e uma mulher e com carro caracterizado -, disse, explicando que, em dois meses de atuação, foram realizadas 64 medidas protetivas, 301 atendimentos de monitoramento, 10 atendimentos de emergência de não assistidas e 23 encaminhamentos ao Juizado Especial Adjunto Criminal (Jeacrim).

Quem quiser entrar em contato com a Patrulha Maria da Penha pode ligar para os números: (22) 2796-1328, 0800-282 21 08 e wattsapp: (22) 99707-2085.

Programação

14 de agosto
 - 9h - Ceam

Palestra "O sabor do afeto: afetividade dos alimentos", com a nutricionista Lilian do Catan; Afetividade nas relações com as psicólogas do Ceam;

15 de agosto - 8h - auditório do Cealo

Seminário Interno - "Compreendendo a interdisciplinaridade no enfrentamento a violência contra a mulher e o perfil das mulheres atendidas no Ceam";

23 de agosto - às 15h - Praça de Córrego do Ouro

"Dialogando com as mulheres da serra- Você conhece seus direitos?"

Parceria Cras Serra e Estratégia Saúde da Família - Aferição de pressão e avaliação antropométrica

24 de agosto - às 14h - pátio da Cidade Universitária

Av. Aloísio da Silva Gomes, 50- Granja dos Cavaleiros

Roda de Conversa - Tratando a violência de forma mais transversa

Parceria com Universidade Federal Fluminense- UFF- Campus Macaé

31 de agosto - 14h - Paço Municipal

Palestra "A importância da transdisciplinaridade no enfrentamento da violência nas relações interpessoais", com a palestrante Paula Sirelli, Assistente Social e professora da UFF;

- Mesa para "Apresentação do projeto estatístico de monitoramento desenvolvido pelo Serviço social do Ceam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário