quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Macaé sedia plenária do Plano Estadual do Livro nesta sexta

2017-08-02 11:48:00 - Jornalista: Gerson Dudus e Mônica Braga
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
arte do evento onde aparece um livro meio aberto
Foto: Arte do evento
Teatro Municipal sedia encontro que discute fomento à leitura
Macaé sediará a IV Plenária do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB/RJ), na sexta-feira (4), a partir das 8h, no Teatro Municipal. O objetivo é criar uma lei estadual que garanta metas, objetivos e orçamento para o segmento do livro e da leitura no estado e, posteriormente, nos municípios.
A secretrária de Cultura, Tânia Jardim, receberá o secretário de estado de Cultura, André Lazzaroni; o subsecretário de estado de Cultura, Aldo Mussi; o superintendente de Leitura e Conhecimento, Juca Ribeiro e a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas, Renata Costa. O público-alvo são bibliotecários, professores, coordenadores de projetos de leitura e projetos transdisciplinares, escritores, editores e todos os interessados em leitura e literatura.

Pela manhã haverá a apresentação do plano estadual do livro e a plenária regional e à tarde serão realizadas duas oficinas - uma de elaboração de projetos e uma de diversidade e dinamização do acervo.

Os esforços de desenvolvimento do PELLLB/RJ são para sistematizar as ações, projetos e programas que contribuam para melhorar os índices de leitura no estado do Rio.

O plano, que teve início de trabalho em agosto de 2016, está fundamentado na Política Nacional do Livro, no Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) e no Sistema Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. Ele privilegia estratégias e ações de incentivo à leitura e de formação de leitores como fator de cidadania e ferramenta para a conquista de melhores índices de desenvolvimento humano e social. Cada plenária é parte de preparação do documento.

O trabalho da plenária será realizado por meio de quatro eixos. O primeiro é a democratização do acesso ao livro, com privilégio às bibliotecas de acesso público.

O segundo é o fomento à leitura e formação de mediadores, reconhecendo a necessidade de multiplicadores na criação de novos leitores; o terceiro eixo é a valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico, trabalhando o livro como bem público a se preservar como direito de cidadania. O último eixo é o desenvolvimento da economia do livro como estímulo à produção intelectual e ao incremento da economia nacional.

Três plenárias anteriores reuniram os municípios do Médio Paraíba, em Volta Redonda; do Centro Sul Fluminense, em Paulo de Frontin; da Costa Verde, em Parati. A quarta plenária vai reunir nove municípios da região Norte: Macaé, Conceição de Macabu, Campos, Carapebus, Cardoso Moreira, São Fidélis, São João da Barra, Quissamã e Bom Jesus de Itabapoana.

O Teatro Municipal fica na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro.

Faça aqui sua inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário