quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Palestra sobre hanseníase está com inscrições abertas

2017-07-31 11:14:00 - Jornalista: Julie Silveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
prédio da cidade universitária à noite
Foto: Ana Chaffin
Encontro acontece no dia oito de agosto, na Cidade Universitária
"Hanseníase na Atenção Básica" é o tema da palestra que tem como proposta marcar o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase (cinco de agosto). O encontro acontece no dia oito de agosto, de 9h às 11h, no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. As inscrições seguem até o dia três e podem ser realizadas por meio do e-mail pchn.macae@hotmail.com. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria do Programa de Vigilância e Controle da Hanseníase.
O coordenador do Programa de Hanseníase, o médico Maurício Zampieri, explica que a doença tem cura, mas precisa que os profissionais e população conheçam sobre o assunto. "Destinada aos agentes da Estratégia Saúde da Família e também aos estudantes e profissionais da área de saúde, a palestra esclarece que os familiares ou pessoas que moram com quem recebeu o diagnóstico da doença devem procurar os serviços de saúde do município e aprender a reconhecer os sinais e sintomas da hanseníase", destacou.

O Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase, instituído em 2014, tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre a importância de conhecer os sintomas e as formas de contágio da doença, além de buscar a conscientização das pessoas.

Hanseníase - A hanseníase é uma doença que acomete pele e nervos e quando não tratada pode levar a incapacidades físicas. A transmissão acontece por via oral, através da respiração, fala, espirros e tosse. As pessoas devem ficar atentas ao surgimento de manchas, que podem ser brancas, avermelhadas, lisas ou rugosas e com perda de sensibilidade.

A Secretaria de Saúde oferece atendimento especializado aos pacientes com uma equipe multiprofissional e dispensação de medicamentos. O serviço é realizado no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário