quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Piloto contemplado pela Lei de incentivo ao esporte é destaque em competição nacional

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 01/08/2017 18:36

  • / INCENTIVO / 01/08/2017 18:36

    O piloto Augusto Santin estreia na Fórmula Vee, em Interlagos, com apoio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte


Há pouco mais de dois meses a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) divulgou a lista dos 116 projetos aprovados pela Lei Guilherme Paraense que abrange o segmento de esporte para captação de recursos, e um dos atletas contemplados foi o piloto Augusto Santin, 43 anos, que estreou na Fórmula Vee com prova histórica em Interlagos na segunda-feira, 31 de julho.
O piloto de Belém estreou na mais tradicional categoria do automobilismo nacional de formação e revelação de jovens talentos no fim de seman e começou em grande estilo ao participar das provas em comemoração aos 50 anos da Fórmula Vee no Brasil.
“Foi maravilhoso participar da festa da FVee e ainda mais em Interlagos, um verdadeiro templo do automobilismo mundial”, disse entusiasmado. “Minha maior emoção foi quando entrei pela primeira vez na reta principal e logo me veio à cabeça o Ayrton Senna e tudo o que ele conquistou no esporte e neste circuito”, emocionou-se Augusto Santin.
A Fórmula Vee no Brasil é a categoria mais acessível e de menor custo, considerada a melhor oportunidade para quem inicia a carreira no automobilismo ou mesmo para quem quer realizar o sonho de dirigir ou disputar uma prova com um verdadeiro carro de corrida.
O atleta corre com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Belém e pretende disputar as três últimas etapas do campeonato Paulista, duas em agosto e a decisiva em dezembro. Em 2018, quer correr a temporada completa da FVee. Santin já foi campeão da Copa Norte de Kart em 2015 e participou de várias outras competições de kartismo na região e em Brasília.
Em Interlagos, ele terminou a primeira prova, no sábado, na zona de pontuação. Santin chegou em 10º lugar e marcou seu primeiro ponto no Campeonato Paulista, em sua 7ª etapa. No domingo, em prova extra sem valer pontos para o estadual, o piloto de Belém conseguiu mais uma vez terminar a corrida, em 9º lugar.
 “O carro é muito bom, rápido e ideal para quem está começando no automobilismo (...), para quem quer sentir a emoção, a adrenalina de estar num carro de fórmula, muito diferente do kart. É uma grande diversão, mas com responsabilidade e que exige muito trabalho e dedicação. Espero que tenha sido o primeiro passo para uma longa carreira nas pistas”, avaliou o piloto.
Para o titular da Sejel, Wilson Neto, este resultado é motivo de satisfação, pois é através da lei de renúncia fiscal - recurso público que a prefeitura abre mão de receber para que a iniciativa privada apóie o esporte.
“O Augusto já usa a Lei de incentivos há alguns anos, e a perseverança dele em continuar apresentando projetos, e ter chegado agora nessa fórmula Vee serve para mostrar que a Lei de incentivo ao esporte possibilita essa evolução. Mais do que simplesmente custear e manter aquela atividade, ela possibilita que o atleta evolua profissionalmente”, avaliou Wilson.
Segundo o secretário, essa diversidade de projetos que a Lei Guilherme Paraense atende talvez seja uma das características mais marcantes por universalizar e deixar que a população diga o que vai ser investido no esporte. “A prefeitura abre mão de parte da sua arrecadação própria para que seja investida em projetos esportivos com alcance diferente", afirmou o secretário que acrescentou tratar-se de mais uma forma de avanço na inclusão social por meio do esporte, maior objetivo da prefeitura.
Texto: Karla Pereira
Foto: Divulgação FVee
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário