sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Programa “Prefeitura no Bairro” atende cerca de 20 mil pessoas em Icoaraci

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 11/08/2017 14:27

  • / PREFEITURA E COMUNIDADE / 11/08/2017 14:27

    Nem o sol incomodou a multidão que procurou os serviços disponibilizados pelo programa Prefeitura no Bairro em Icoarci


Os moradores de Icoaraci e redondezas procuraram chegar bem cedo, na manhã desta sexta-feira, 11, ao entorno da Igreja Matriz de São João Batista e Nossa Senhora das Graças, para aproveitar o último dia do programa “Prefeitura no Bairro”, da Prefeitura Municipal de Belém, no Distrito. Ao final da programação de três dias, que se iniciou na quarta-feira, 9, foram registrados em torno de 20 mil atendimentos à população, nas mais diversas áreas.
O auxiliar de manutenção Paulo da Cruz Paiva, de 43 anos, conta que chegou às 6h30, e as portas do salão paroquial da igreja ainda nem estavam abertas. Ele estava na fila de atendimento para emissão de certidão de nascimento, um dos serviços bastante procurados no programa “Prefeitura no Bairro”. “Minha certidão está quase se desfazendo toda e é muito usada. Já colei, arrumei, mas agora não tem mais condições de usar. Eu soube pela minha irmã que ia ter essa ação e procurei vir logo. Acho que é importante um atendimento como esse, porque nem sei quando conseguiria tirar a segunda via dessa certidão”, comemorou o auxiliar.
Ações - Vacinação e aferição de pressão, consultas oftalmológicas, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite; castração e imunização de cães e gatos; emissão de CPF, Carteira de Identidade e certidão de nascimento; emissão de cartões Passe Fácil, credencial de estacionamento para idosos e deficientes físicos; inscrição para o Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico), além de cortes de cabelo, orientação jurídica e outros serviços foram oferecidos pelos 21 órgãos municipais e seus parceiros que estiveram envolvidos nas ações em Icoaraci.
“Os serviços da área de saúde são muito procurados. Estamos com quatro médicos atendendo e tivemos dias muito movimentados aqui em Icoaraci, o que superou as nossas expectativas. Penso que é uma decisão bem acertada da prefeitura vir até os bairros, porque assim podemos atender à população, mostrando quais serviços as secretarias municipais oferecem ao público, e também ouvimos as pessoas sobre as suas necessidades”, avaliou o secretário municipal de saúde Sérgio Figueiredo, que teve também pequenas reuniões com as pessoas que lotavam o salão paroquial, onde uma parte dos atendimentos médicos foi feita.  
Os serviços de orientação jurídica também estiveram muito solicitados, e foram realizados pela Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel). “Tivemos nesses três dias cerca de 120 atendimentos, e os serviços mais procurados, tanto por mulheres, quanto por homens, foram os de investigação de paternidade, pensão alimentícia e questões sobre divórcios. Nós damos as orientações e esclarecimentos, e encaminhamos, se for o caso, para a Defensoria Pública ou Casa da Justiça”, contou a advogada Edna Vilela, uma das responsáveis pelos atendimentos.
Mobilidade - Mais de 1.200 atendimentos foram feitos pelos servidores da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) nos três dias em Icoaraci. As pessoas que estavam na longa fila que se formou desde cedo, procuravam se proteger com sombrinhas e chapéus. A coordenadora do Núcleo de Atendimento Comunitário da Semob, Sônia Nascimento, disse que vários serviços são ofertados na ação, mas alguns se destacam. “Atendemos aqui, desde a emissão da meia passagem estudantil, às carteiras para Portadores de Necessidades Especiais, passe de idosos, informações sobre transferências de táxis, sobre como fazer defesa de multas, e até mesmo os que nos solicitam sinais de trânsito, lombadas e faixa cidadã. Para esses pedidos, nós anotamos tudo e mandamos depois uma equipe técnica da Semob para avaliar, observar avaliar viabilidade desses pedidos”, explicou a coordenadora.
A dona de casa Maria Madalena Barbosa, de 60 anos, trouxe a neta Hanna Cristina Sarmento, de 11 anos, aluna da escola municipal Maria Madalena Raad, da área da Agulha, em Icoaraci. A menina estava na fila de emissão da carteira de meia passagem, e a avó a esperava. “Chegamos bem cedo, e ainda nem tinha dado 6 horas da manhã, porque eu precisava de atendimento para verificar a minha vista. Demorou um pouco, mas consegui a consulta, já estou com a receita e agora vou procurar comprar os meus óculos. Acho importante ter esse tipo de ação, porque a gente acaba adiando as coisas que precisa fazer, aqui foi uma boa chance que tivemos, e deu tudo certo”, contou Maria Madalena.     
A Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep) é a responsável pelo planejamento e viabilização do “Prefeitura no Bairro”. Para a titular da pasta, Nazaré Costa, os serviços mais procurados foram os oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), os da Semob, além de orientações sobre o programa federal Minha Casa, Minha Vida. “Pela movimentação das pessoas aqui em Icoaraci constatamos que o número de atendimentos foi bem grande. Tivemos novidades quando foram entregues microcréditos aos artesões de Icoaraci, no primeiro dia da ação, e tivemos uma grande movimentação também no atendimento do Restaurante Popular, que distribuiu perto de mil refeições, ao preço subsidiado de R$ 2,00, desde quarta-feira. No final da ação, estimamos que cerca de 20 mil pessoas foram atendidas nesses três dias”, informou a secretária.
Esta sexta edição do programa “Prefeitura no Bairro” foi encerrada com apresentações de danças pelos alunos da escola Liceu de Artes e Ofícios, da área do Paracuri, em Icoaraci. Nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, o programa volta a Belém, e será realizado no bairro do Marco, na parte mais baixa desse local.
Texto: Dedé Mesquita
Foto: João Gomes / COMUS / Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário