sábado, 12 de agosto de 2017

Programação do Cine Olympia exibe clássico no feriado, dia 15

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 11/08/2017 16:53

  • / CULTURA / 11/08/2017 16:53

    Programação gratuita é opção a partir das 17h de terça-feira


A história de um porteiro de hotel que perdeu o posto pela idade avançada define o enredo do clássico do cinema mudo de 1924, sobre uma tragédia alemã. Interpretada pelo suíço Emil Jannings, o filme "A última Gargalhada" será exibido na terça-feira, 15, com nova sonorização pelo projeto “Cinema e Música” do Cine Olympia.
O clássico terá trilha sonora ao vivo tocada pelo pianista Paulo José Campos de Melo, que há quatro anos dá o tom especial nos filmes do cinema mudo exibidos pelo projeto. A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel) e a Fundação Carlos Gomes, com apoio da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA).
Com única exibição, às 17h30, a programação tem entrada gratuita e será uma opção para quem vai passar o feriado na cidade, conforme indica o programador do Cine Olympia, Marco Antonio Moreira. “Nós trouxemos a exibição para um horário mais cedo em virtude do feriado. É uma excelente programação para aqueles que já amam o cinema preto e branco, mas também para quem quer conhecer mais sobre esse universo da arte”.
A escolha de “A última gargalhada” foi motivo de festa, segundo informou Marco Antonio. “A equipe do Olympia festejou a exibição desse clássico dentro do nosso projeto, visto que a gente esperava trazê-lo para Belém há certo tempo”, contou.
Para os críticos de cinema, “A última gargalhada” é considerado um marco para o desenvolvimento da linguagem cinematográfica. “O diretor deste filme, Murnau, foi considerado um dos melhores da história, ele sabia filmar como poucos. E com o passar dos anos, os bons filmes acabam sendo ainda mais apreciados como este. Murnau retratou o impressionismo Alemão nessa temática maravilhosa”, ressaltou o programador, que também é crítico de cinema.
O filme - Dirigido por F.W. Murnau conta a história de um idoso porteiro do Atlantis, elegante hotel de Berlim. Orgulhoso do trabalho, que faz com dedicação, ele se comporta como um general, sendo tratado com respeito pelos amigos e vizinhos. O novo gerente do hotel mostra insensibilidade quando o velho porteiro precisa se recompor após carregar uma pesada bagagem e decide que o porteiro é velho demais para o cargo, rebaixando-o para criado do banheiro masculino. Isto provoca um efeito desastroso no prestígio e na autoestima do homem.

Texto: Karla Pereira
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus / Uchôa Silva/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário