quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Rede municipal participa da Ciranda Literária de Macaé

2017-08-17 16:31:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoas na Ciranda Literária
Foto: Ana Chaffin
Estudantes da rede municipal participam da Ciranda Literária de Macaé (Clim)
Alunos da rede municipal participam até sexta (18), da 5ª Ciranda Literária de Macaé (Clim). Com o tema "A Literatura e as artes" a programação que faz parte do calendário municipal, está sendo marcada por oficinas, encontros e diálogos. Nesta sexta-feira (18), o Colégio Municipal Coquinho (Praia Campista) receberá às 10h30, a autora de literatura infantil, Simone Mota. Ela vai participar da oficina "História de Pescador" com destaque para o livro "Peixe de Abril" que desperta a fantasia e o imaginário.
Nesta quinta-feira (17), a Ciranda Literária foi visitada pelos alunos da Escola Municipal Professor Alvarez Parada (Imbetiba), na Rinha das Artes. Os estudantes Lucas Silva e Juliana dos Santos assistiram a Ciranda Literária de Macaé, que recebeu apresentação especial das escritoras, Cristina Villaça e Dailza Ribeiro. Na oportunidade, elas contaram histórias e encantaram a garotada.

Na ocasião alunos do curso de Formação de Professores do Colégio Estadual Luiz Reid tiveram a chance de contribuir com as autoras nas atividades de música, história e dança. "A leitura é muito importante. Ficamos felizes em estar com alunos e futuros professores em um mesmo lugar. Temos que ter amor e respeito aos livros, e sobretudo saber vivenciar o mundo que a literatura oferece", ressalta Dailza.

Os alunos Michelle Lima, Davi Gonçalves e Lucas Oliveira elogiaram a programação. "Não imaginávamos que teríamos a chance de aprender tanto com as autoras e com os nossos colegas da rede pública. A contação de histórias é essencial para o ensino", pontua Michelle.

O secretário de Educação, Guto Garcia, incentiva pais, alunos e profissionais de ensino para participar da Clim, evento cultural que acontece até domingo (20) junto com o 8º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia, na orla de Cavaleiros.

- Será um momento ímpar, em que todos vão aprender mais sobre literatura. O maior contato com os escritores vai possibilitar uma aprendizagem proveitosa -, frisa.

Nesta sexta-feira (18), às 9h, alunos da escola municipal Fazenda Santa Maria, no Horto, também participarão de um bate papo especial com as escritoras, Cristina Villaça e Dailza Ribeiro.

Ciranda - A Clim será marcada por oficinas de culinária e contação de história, manhã literária, café com autor, sessão de autógrafos e atrações como música, teatro , dança, samba de roda, feijoada e culinária infantil. A programação é um projeto de ação cultural que visa promover a leitura e a literatura, por meio do intercâmbio de conhecimentos entre estudantes, educadores, escritores regionais e de produção nacional, poetas, convidados e amantes da leitura contribuindo assim para a formação do público leitor.

Mais Atrações - Alunos da rede municipal também poderão assistir nesta sexta-feira (18) a exibição do filme " Tagarela". Em seguida, o diretor Filipe Itagiba vai destacar o processo de transformação do documentário. A apresentação será no Planet Cinema, no Shopping Plaza Macaé, a preço popular fixo de R$ 14,00 e meia entrada a R$ 7,00.

Atores - O público também terá a chance para conhecer no sábado (19), às 16h, os atores mirins, Luiz Eduardo Toledo e Brunna Oliveira. Os dois vão encenar alguns textos e dar dicas de leitura para as crianças. Além disso, o ator mirim também estará no domingo (20), às 16h, na atividade " Abram as páginas. A literatura no teatro". A proposta é a integração entre as crianças e os atores quanto à importância do livro. Luiz Eduardo atuou na novela “Os Dez Mandamentos”, na TV Record. Já a atriz Brunna Oliveira, está no ar em "Mister Brau", na TV Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário