segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Vacinação contra HPV em Macaé já terá novo público-alvo

2017-08-18 15:37:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de garoto sendo vacinado
Foto: Bruno Campos (Arquivo)
Serão vacinados meninos, meninas e pessoas de 15 a 26 anos
A Secretaria de Saúde terá um posto de aplicação da vacina contra o HPV em frente ao Teatro Municipal de Macaé, na próxima semana. A ação acontecerá de segunda (21) a sexta-feira (25), das 9h às 16h. O público-alvo será meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 13 anos.
Também serão vacinadas pessoas de ambos os sexos na faixa etária de 15 a 26 anos, seguindo uma nova determinação do Governo Federal divulgada esta semana. Para este novo grupo, a orientação é o esquema vacinal com três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses.

A atividade em Macaé é uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Cultura. "Como esta ação já estava prevista, decidimos incluir também o novo público-alvo indicado pelo Ministério da Saúde", disse a coordenadora de Vigilância em Saúde no município, Ana Paula Dal-cin.

O público para quem a vacina já era indicada continuará recebendo as vacinas em duas doses, com seis meses de intervalo. Em geral, as doses da vacina contra o HPV têm validade de três anos. Desde 2014, quando a vacina contra o HPV foi incorporada ao SUS, já foram distribuídas aos Estados 26,4 milhões de doses.

A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção contra o câncer de colo de útero, quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário