terça-feira, 31 de outubro de 2017

 31/10/2017 às 14h56

Secretário reforça importância de diagnóstico precoce em debate sobre câncer de mama

Redação Semus


Profissionais e acadêmicos da saúde se reuniram na manhã desta terça-feira, 31, no auditório do Ceulp/Ulbra para debater sobre os novos rumos e políticas de educação permanente no diagnóstico precoce do câncer de mama. Entre os palestrantes da manhã estiveram o secretário municipal da Saúde de Palmas, Nésio Fernandes, representantes da iniciativa privada e da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer.

“Quando se trata de saúde pública, a gente precisa ter muita responsabilidade em definir as estratégias de rastreamento de doenças como o câncer de mama. Hoje, em Palmas, temos duas mastologistas. Nós não temos demanda reprimida para consulta desta especialidade. Os exames para investigação do câncer de mama são regulados por essas médicas e feitos em empresas terceirizadas. A nossa intenção é evitar que casos simples se transformem em patologias graves, fazendo o diagnóstico precoce”, destacou o secretário durante sua fala na abertura do evento.

O debate faz parte do projeto Cidade Saudável, organizado pela “Rádio CBN Tocantins” em parceria com a Prefeitura de Palmas e outros parceiros. Com o tema “Câncer de Mama - A gente precisa tocar nesse assunto”, o encontro contou com um público estimado de 400 pessoas, entre autoridades, estudantes e especialistas da área. “O objetivo é promover discussões sobre saúde e qualidade de vida do palmense. Como estamos no Outubro Rosa, hoje o assunto é câncer de mama, mas teremos debates em outras áreas”, disse a jornalista e coordenada da “CBN Tocantins”, Valéria Kurosvski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário