terça-feira, 31 de outubro de 2017

BELÉM CIDADE CRIATIVA

“Macarronada paraense” fica entre as cinco melhores Receitas da Alimentação Escolar do Brasil

26/10/2017 18:05
“Alho, cebola e amor. Se não fosse esse o meu segredo, nunca teria chegado à final dessa competição”, declarou a merendeira Maria Cláudia Ferreira, 46 anos, da Escola Municipal José Alves Cunha, do bairro do Tapanã, após vencer a etapa nacional do concurso de Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília, nesta quinta-feira, 26.
Com criatividade, dedicação, e, claro, com o sabor regional, Maria Cláudia criou a “Macarronada paraense” e foi uma das 15 merendeiras selecionadas em todas as regiões brasileiras, sendo que as três classificadas da região Norte, são de Belém. 
O concurso elegeu as melhores receitas servidas nas escolas públicas brasileiras – uma por região, como forma de reconhecer e estimular merendeiras e merendeiros e fortalecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que leva mais de 50 milhões de refeições todos os dias aos alunos de escolas públicas de todo o Brasil.
“Eu crio pratos para alimentar as crianças da escola onde minhas duas filhas já estudaram. Um dia alguém já fez isso por elas, e hoje eu estou fazendo por outras dezenas de crianças. Sair de Brasília com esse reconhecimento é gratificante demais, porque eu tenho certeza que estou contribuindo de forma saborosa para a vida daqueles alunos. Agradeço principalmente ao prefeito Zenaldo Coutinho pelo incentivo que ele dá às merendeiras de Belém, por fazer com que a gente se sinta valorizada e possa transmitir isso, através do alimento, para as crianças”, afirmou Cláudia, ganhadora do prêmio de R$ 6 mil reais e uma viagem internacional para o Caribe.
O concurso recebeu mais de duas mil inscrições e premiou ainda, as merendeiras Rosiete de Oliveira Quaresma, da Escola Milton Montem, no Combu, criadora do prato “Sabores da ilha”, com o segundo lugar, e Joselene do Socorro Freitas, da Escola Laís Fontoura Aderne, do Pacaruri, com a receita “Pai D’égua esse Nemo com pupunha e tucupi”, com o terceiro lugar.
Para o presidente da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), Walmir Moraes, a premiação é fruto da qualificação dada às merendeiras para desenvolver práticas alimentares que contribuam com o desenvolvimento dos alunos da rede municipal. “O título de melhores receitas da alimentação escolar da Região Norte não seria possível sem o apoio da gestão do prefeito Zenaldo Coutinho, que apoia a educação e incentiva essas manipuladoras de alimentos por meio de treinamentos, cursos e capacitações, no intuito de que nossos alunos venham ser bem alimentados no ambiente escolar e recebam educação alimentar naturalmente, garantindo que todos possam estudar e melhorar o processo de ensino e aprendizagem”, destacou Walmir. “Quando o gestor incentiva as boas práticas, ele também fomenta a agricultura familiar local, que hoje atende em torno de 40% a alimentação escolar de Belém, gerando com isso, emprego e renda”.
 A cerimônia de premiação contou com a presença do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro, que enfatizou a dedicação das profissionais que cuidam da merenda de milhares de crianças nas escolas. “Nós estamos muito felizes em poder reunir a representação daquilo que temos de melhor na alimentação dos nossos alunos, em todo o território brasileiro. Essas merendeiras são profissionais importantíssimas, pois conseguem traduzir as regras e leis que o Governo Federal estabelece, em refeições muito saborosas, como as que vimos aqui. O papel da merendeira é, sem dúvida, essencial para o sucesso das políticas públicas de educação”.
Por Karla Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário