segunda-feira, 30 de outubro de 2017

UFRJ conta com novos laboratórios

2017-10-26 16:50:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •    
  •    
  •    
Estudantes, técnicos e professores reunidos para foto!
Foto: Divulgação
Colaboração entre a UFRJ e a prefeitura consolida o processo de interiorização da universidade

Estudantes dos cursos de Engenharia e Mecânica Civil, do campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), poderão participar de pesquisas e aulas específicas nos dois laboratórios e no novo espaço do laboratório de Metrologia Científica e Industrial, inaugurados na quarta-feira (25). O novo espaço é fruto de parceria com a Prefeitura de Macaé e tem como finalidade ampliar o ambiente de pesquisa na área. A colaboração entre a UFRJ e a Prefeitura de Macaé consolida o processo de interiorização da universidade federal, que já é modelo de interiorização para as universidades públicas do Brasil.


Os locais vão contribuir com o atendimento aos universitários, que contam com aulas práticas nos ambientes que servirão para conciliar as atividades de pesquisa com as de extensão, e também como espaço para aprimoramento dos professores. De acordo com o coordenador do laboratório de Fabricação e Ensaios Mecânicos, Marcelo Cardoso, esta é uma conquista importante para o campus Macaé da UFRJ. "Tudo isso acontece em parceria com a prefeitura, demonstrando que estamos dando passos largos na direção de transformarmos nossa cidade referência em pesquisa e inovação", ressalta.

Participaram da inauguração o secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia, Carlos Antônio Pinheiro Santos; a diretora da UFRJ/campus Macaé, Arlene Gaspar; o pró-reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças, Roberto Gambine; além dos coordenadores Márcio Medeiros (Engenharia); Maurício Oliveira (Engenharia Mecânica). Também estiveram presentes, Diego Malagueta, vice-coordenador da Engenharia Mecânica; Marcelo Cardoso, coordenador laboratório de Fabricação e Ensaios Mecânicos; Elisa Rocha, coordenadora do laboratório de Ciências Térmicas e Fluidos; e João Sant'Anna, coordenador do Laboratório de Metrologia Científica e Industrial UFRJ / Prefeitura de Macaé.

Os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção têm como objetivo formar engenheiros, cuja qualificação (conhecimentos, habilidades e competências) os tornem aptos a atuar em diversos setores, seja no setor público, seja a serviço de empresas privadas ou como empreendedores de seus próprios negócios ou, ainda, em atividades de pesquisa e desenvolvimento científico-tecnológico. Além disso, a formação permitirá que sejam identificadas as implicações técnicas, tecnológicas, ambientais e sócio-culturais da profissão.

O campus UFRJ-Macaé conta com 11 cursos de graduação e três de pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado, e está constituído fisicamente em três polos: Universitário, Barreto e Ajuda. Os cursos de graduação-licenciatura são Ciências Biológicas e Química. Já os de bacharelado são de Ciências Biológicas, Enfermagem e Obstetrícia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Farmácia, Medicina, Nutrição e Química.

Nenhum comentário:

Postar um comentário