sábado, 28 de outubro de 2017

Profissionais de Educação Física participam de capacitação

2017-10-24 15:23:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Compartilhe:  
  •    
  •    
  •    
Foto do encontro.
Foto: Ana Chaffin
Objetivo foi orientar e sensibilizar os profissionais sobre o uso adequado da voz

A Secretaria Municipal de Esportes, Supervisão de Fonoaudiologia da Secretaria de Saúde e Espaço de Convivência e Cultura realizaram uma capacitação sobre o uso da voz para profissionais de Educação Física. Nesta terça-feira (24), ocorreu a última aula de capacitação na Casa da Convivência, na rua Visconde de Quissamã, 482, Centro.

De acordo com informações da coordenadora do Espaço de Convivência e Cultura, a fonoaudióloga Luciana Aguilar Costa Lago, o objetivo é orientar e sensibilizar os profissionais de educação física quanto ao uso correto da voz.

- A demanda vocal dos professores é intensa. Inicialmente atendemos aos profissionais da Secretaria Municipal de Esportes, mas a intenção é contemplar também os da rede pública de ensino - disse.

A fonoaudióloga ressaltou ainda que a capacitação foi realizada nos dias 03 e 10 deste mês com a participação de 20 profissionais em cada turma.

- Os professores aprendem como usar a voz, como ela é produzida e como funciona a anatomia e fisiologia vocal, pois muitos desconhecem como prevenir um abuso vocal, explicou a coordenadora.

Luciana acrescenta ainda que os principais abusos são falar muito alto, não respirar adequadamente e competir com outros sons. Segundo ela, a voz mal utilizada poderá causar nódulos vocais.

- O ideal é adequar a voz ao ambiente, evitar gritar e falar na presença de ruídos externos, hidratar-se regularmente com água com temperatura ambiente e procurar ter uma noite de sono, com pelo menos sete horas, pois ajuda na produção vocal, orientou.

A profissional de educação física, Tatiana Taeul, conta que no início da sua carreira teve problemas com a voz e acha muito importante a capacitação para orientar os profissionais.

- Tive nódulos nas cordas vocais e essas informações são importantes para que o profissional utilize a voz adequadamente e se conscientize sobre os cuidados. Procuro beber bastante água e não falar muito alto -, diz.

O profissional que quiser participar da capacitação ou ter mais informações sobre o uso adequado de voz, poderá entrar em contato pelo e-mail: centrodeconvivencia.macae@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário