segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Cabo Frio sedia VII Semana Fluminense do Patrimônio

Por em 30/10/2017

Cabo Frio vai sediar a sétima edição da Semana Fluminense do Patrimônio, de 7 a 19 de novembro. O evento é anual e organizado por várias instituições científicas e culturais do Estado do Rio. A Casa de Cultura José de Dome, Charitas, vai sediar o VII Encontro Fluminense do Patrimônio, evento que integra a programação da VII Semana. O objetivo é promover e valorizar o patrimônio material e imaterial fluminense e de ampliar o conhecimento da população sobre o rico patrimônio das cidades que formam o estado. As mais diversas expressões culturais são destacadas na semana.

Com o tema “Arte, Cidade e Patrimônio”, os debates buscam estimular uma reflexão sobre o espaço urbano como experiência estética e identitária e as implicações dessa experiência sobre a memória e o patrimônio. O evento busca reunir acadêmicos, gestores dos organismos de proteção e preservação do patrimônio e atores sociais para ouvir, dialogar, debater e propor ações, medidas e manifestações sobre questões relativas à valorização e preservação do patrimônio cultural.

“A importância é muito grande devido ao Estado entender que Cabo Frio faz a sua gestão dos patrimônios com muita seriedade, se não esse evento não estaria vindo para cá. Temos o nosso Conselho do Patrimônio que estava extinto e hoje funciona regularmente, isso tudo dá credibilidade à cidade a receber um evento como esse”, declarou o secretário municipal de Cultura, Ricardo Machado.

Além da programação no Charitas, a VII Semana Fluminense do Patrimônio vai realizar mostra de filmes na Casa Ateliê Carlos Scliar.


Programação da VII Semana Fluminense do Patrimônio

• Abertura da VII SFP: 07 de novembro, no Centro Cultural Justiça Federal no Rio de Janeiro.

• VII Encontro do Patrimônio Fluminense: 9 e 10 de novembro, no Centro Cultural Charitas, em Cabo Frio.

• Mostra de filmes “Memória em Movimento”: 9 a 11 de novembro na Casa Ateliê Carlos Scliar em Cabo Frio

• 11 de novembro: eventos espalhados pela cidade, como “Caminhos da História” e Feira Agroecológica do Museu.

• Apresentações culturais em todo o Estado do Rio de Janeiro, selecionadas por meio de chamada pública. O lançamento da chamada pública ocorrerá na Abertura da VII SFP em 07/11.

• Eventos por adesão, inscritos por meio do site da SFP, que tenham como foco a difusão cultural e a valorização da memória e do patrimônio cultural fluminense. Inscrições abertas a partir de 09/11.

Todas as informações sobre a semana estão no site: www.patrimoniofluminense.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário