terça-feira, 31 de outubro de 2017

Programa Saúde na Escola é promovido no Lagomar

2017-10-31 17:19:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Pessoas em atividades no programa
Foto: Ana Chaffin
Alunos são medidos e pesados para definição de estratégia nutricional adequada

Levar orientação e promoção integral da saúde do estudante são alguns dos objetivos do Programa Saúde na Escola (PSE) que, nesta terça-feira (31), foi promovido no Colégio Municipal Balneário Lagomar. Cerca de 500 estudantes do primeiro ao nono ano receberam avaliação antropométrica com medição de peso e altura, além de verificação da situação vacinal. Direcionada para cerca de quatro mil alunos de 10 escolas, a programação tem a parceria das secretarias de Saúde e Educação. O programa é uma iniciativa do Governo Federal, em ação conjunta com estados e municípios.

Nesta terça-feira, a atividade contou com atuação das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) B e C, além dos universitários do curso de Enfermagem do polo Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os alunos passaram pelo teste, que utilizou a tabela de Snellen adaptada. Iasmin da Costa foi uma das atendidas e o resultado poderá evidenciar a necessidade de uma consulta oftalmológica e encaminhamento à rede pública de saúde.

Outra aluna assistida, Júlia Barcelos, tem 10 anos. A aluna fez questão de subir na balança e afirmou que gosta de verduras e frutas. "Estou com quase 36 quilos. Gosto muito de frutas. Minha mãe e professora falam que faz bem para saúde", contou a estudante do quarto ano de escolaridade. Preocupado com o peso, Gabriel Magalhães, de 10 anos, confirmou que está com 45 quilos. "Tenho que tomar cuidado com minha alimentação", pontuou.

Conforme registro dos indicadores de pesagem, as equipes do Estratégia Saúde da Família vão levantar o índice antropométrico dos alunos, que vai resultar em um diagnóstico nutricional. Os estudantes que apresentarem obesidade ou baixo peso serão atendidos nas unidades de Estratégia Saúde da Família mais próximas das residências e na Coordenadoria de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan).

O trabalho foi aprovado pela diretora Maria Auxiliadora Silva de Carvalho. "Contamos com 935 alunos e este programa é muito importante para prevenção", pontua

Prefeitura prioriza educação integral dos estudantes 

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a parceria entre Saúde e Educação prioriza a proposta do PSE de destacar a educação integral dos estudantes. "O objetivo é o pleno desenvolvimento da comunidade escolar, primando pela saúde”, ressaltou.

Neste ano letivo, o Programa Saúde na Escola (PSE) é desenvolvido nas escolas municipais Nosso Senhor dos Passos (Botafogo), José Bruno Azevedo e Eraldo Mussi, localizadas nas Malvinas. Na lista também estão Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa), Juventino da Silva Pacheco (Barra), Darcy Ribeiro (Nova Holanda), Balneário Lagomar, Engenho da Praia, Córrego do Ouro e Átilla de Aguiar Maltez Júnior (Cajueiros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário