sábado, 30 de agosto de 2014

Judô: Maria Suelen Altheman é prata e Rafael Silva bronze no Mundial 2014

Da Redação

  Tamanho da Fonte Diminuir a fonte da matéria Aumentar a fonte da matéria
Os judocas pesados brasileiros mostraram, mais uma vez, a força da categoria e conquistaram duas medalhas para o Brasil, repetindo o feito do ano passado, neste sábado (30), no Mundial Chelyabinsk 2014, na Rússia. Maria Suelen Altheman chegou novamente à decisão contra a cubana Idalys Ortiz e ficou com a prata.
Rafael Silva teve o, agora, heptacampeão mundial Teddy Riner na semifinal e foi derrotado. Voltou para a disputa do bronze contra o holandês Roy Meyer e garantiu seu lugar no pódio por ter tido uma punição a menos que o adversário. David Moura chegou às semifinais mas não resistiu ao japonês Ryu Shichinohe e também foi para a disputa de bronze. Lutando contra a torcida e um adversário mais alto, acabou derrotado pelo russo Renat Saidov e ficou na quinta colocação em sua primeira participação em Mundiais.
Com as duas medalhas no último dia da competição, o Brasil terminou a competição em terceiro lugar no quadro geral de medalhas, atrás do Japão e da França e à frente Cuba e Geórgia. Coube ao presidente Paulo Wanderley Teixeira entregar as medalhas para os pesados: Idalys Ortiz, Maria Suelen Altheman, Megumi Tachimoto e Emile Andeol; Teddy Riner, Ryu Shichinohe, Renat Saidov e Rafael Silva.
Maria Suelen Altheman começou arrasadora. Com apenas um minuto e 22 segundos de luta, conseguiu um ippon sobre Larisa Ceric, da Bósnia. Na segunda luta, contra a alemã Franziska Konitz, conseguiu um yuko com 30 segundos, um wazari com um minuto e o ippon 20 segundos mais tarde por causa da imobilização na sequencia do golpe. Na semifinal, se impôs ante a japonesa Megumi Tachimoto, a quem nunca tinha vencido. Com muita vontade e tentando golpes o tempo todo, fez com que a adversária fosse punida e se garantiu na final. A decisão foi contra Idalys Ortiz, campeã olímpica em Londres 2012, mas ainda não foi dessa vez que Sussu acabou com a escrita contra a cubana. Com pouco mais de um minuto de luta, sofreu o ippon e ficou novamente com a prata no Mundial, provando estar entre as melhores de sua geração.
Já Rafael Silva fez uso de seu tamanho e força para controlar os adversários e preferiu não se arriscar muito. Venceu três de suas cinco lutas, contra o alemão Andre Breitbarth, o egípcio Islam El Shehaby e a decisiva pelo bronze contra o holandês Meyer, na diferença de punições. Contra Marius Paskevicius (LTU) jogou por wazari e contra Teddy Riner acabou perdendo com um estrangulamento.
“Eu acho que foi uma competição importante, mais uma medalha para minha carreira. Consegui lutar com adversários novos, atletas que estão sendo preparados nesse ciclo para 2016. O grande exemplo é esse japonês que é aposta deles para esse novo ciclo”, analisou Baby. “É uma pena ter perdido do Riner na semifinal mas a medalha mostra que o trabalho está sendo bem feito. O japonês é um exemplo de que dá pra ganhar dele. Então, é trabalhar mais um ano e tentar no Mundial do ano que vem de novo”, concluiu Rafael, lembrando que Shichinohe conseguiu projetar Riner e quase conseguiu uma pontuação e a vitória sobre o francês. Riner, agora heptacampeão mundial, completou 67 lutas invicto.
David Moura também fez um Mundial muito bom, especialmente para um estreante. Precisou de apenas 17 segundos para vencer o ucraniano Stanislav Bondarenko(UKR) por ippon. Nas oitavas, passou pelo mongol Temuulen Battulga (MGL) com um ippon por imobilização depois de ter sido jogado por wazari. Contra o holandês Meyer, que vai ter pesadelos com os brasileiros porque perdeu para Rafael Silva na disputa do bronze, vitória por uma punição.  Na semifinal, contra Ryu Shichinohe, a vitória esteve muito perto. David saiu ganhando por um wazari mas não conseguiu segurar o resultado e sofreu dois wazaris. Na disputa do bronze, não achou a pegada contra o russo Renat Saidov e terminou o Mundial em quinto.
O campeão mundial de 2007, Luciano Correa venceu em sua estreia mas não conseguiu resistir ao tcheco Lukas Krpalek, que se tornaria campeão, e se despediu do Mundial 2014 na segunda rodada. Rochele Nunes também não encontrou seu melhor judô contra a turca Gulsah Kocaturk e perdeu em sua primeira luta.
Encerrando o Mundial Chelyabinsk 2014, será realizada a competição por equipesneste domingo, dia 31. As meninas vão encarar a Polônia na estreia e os homens enfrentam a França.  As eliminatórias começam a uma da manhã e as finais às oito horas, no horário de Brasília.
MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário