domingo, 31 de agosto de 2014

Construção de nova UBS 24 Horas da Penha nos detalhes finais

Faltam apenas alguns detalhes para que fique pronta a maior UBS (Unidade Básica de Saúde) de Campos,  que está em construção no bairro da Penha,  numa área com 1.243,45 metros quadrados. A Unidade de Saúde que será referência no atendimento no sistema 24 horas, tem planta moderna com itens de acessibilidade, inclusive, no balcão de atendimento, além de equipamentos para uso sustentável de água e energia elétrica. Sobre a laje foram construídas calhas impermeabilizadas para coleta de água de chuva, que ficará em cisterna de 8 mil litros para serviços de descargas dos banheiros, lavagem dos pátios e calçadas e, ainda, serão instaladas placas fotovoltaicas para geração de energia solar.

A UBS no padrão UPPA consta de instalações para os serviços médicos de emergência, de ambulatório, quatro consultórios para atendimentos especializados, sala de exame de eletrocardiograma; sala de exame de ecocardiograma; sala de exame ultrassom; de abreugrafia (Raios-X); laboratório de exames; doisconsultórios odontológicos; um consultório ginecológico; sala de coleta de sangue; sala de imunização; sala de inalação; sala de fisioterapia (reabilitação); sala de gesso; sala de curativo séptico (contaminado); sala de curativo asséptico (não contaminado); expurgo; esterilização; rouparia; sala de reidratarão; sala de serviço social; sala de hipodérmica (aplicação de injeções) e sala de SVO( Serviço de Verificação de Óbito), que vai agilizar a verificação da causa da morte.

Faltam detalhes de retoques de pintura, conclusão da colocação de pastilhas do balcão de atendimento ao público e colocação das placas de rebaixamento do teto, tendo em vista que toda a parte elétrica, inclusive, as tomadas e interruptores já foram instalados, da mesma forma que as instalações de esgoto e hidráulica. Outros detalhes foram acrescentados como luminárias no jardim e detalhes no laboratório e na sala de Raio X como a porta de chumbo para atender às mínimas exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária),  que acabaram por atrasar o acabamento.

A UBS 24H da Penha suprirá as demandas da UPPA que o governo do Estado deixou de construir no bairro para atender o setor Leste da cidade e atenderá moradores dos bairros da chamada região da Grande Penha e outros, como Vivenda dos Coqueiros, Bela Vista, Estância e Solar da Penha, Vila Manhães, Vila Menezes, Porto Belo e Fazendinha.  
Por: Jualmir Delfino - Foto: Divulgação -  30/08/2014 10:40:53

Nenhum comentário:

Postar um comentário