sábado, 30 de agosto de 2014

Feira Educacional de Robótica de Macaé acontece nesta terça-feira

25/08/2014 16h20 - Jornalista: Joice Trindade
Foto de monitores e alunos envolvidos em projeto de robótica
Foto: Moisés Bruno e Maurício Porão
A feira vai contar com professores, monitores e alunos que participam do projeto piloto
A Feira Educacional de Robótica de Macaé acontece nesta terça-feira (26). A programação, que tem como foco central “Inovar por um mundo melhor”, será a partir das 10h, na sede da CidadeUniversitária. A feira contará com professores, monitores e alunos participantes do projeto piloto, que está sendo desenvolvido em 10 escolas da rede municipal. Os jovens terão que seguir regras específicas, que fazem parte do manual da feira. O projeto envolveu os alunos em pesquisas tecnológicas mais avançadas voltadas para o corpo como exames, profilaxia e até mesmo protótipos com processos ligados à cura.


Cerca de 100 alunos vão participar da feira. Eles são estudantes das escolas Eda Moreira Daflon, Amil Tanos e Antônio Alvarez Parada, que vão integrar estudantes do 5º ano. Na lista também estão as unidades Professora Elza Ibrahim, Professora Maria Letícia Santos Carvalho, Polivalente Anísio Teixeira e Sana (6º ao 9º ano da Ancyra Gonçalves Pimentel, com a pesquisa sobre a Ostegenesis Imperfecta, a doença conhecida como "ossos de vidro"). A iniciativa da equipe CiberCira visa procurar possibilidades que podem ajudar na saúde da aluna da escola, Jhennefer de Melo Carvalho, do 8º ano, que apresenta da doença.

Também fazem parte da feira os estudantes de Ensino Médio do Colégio Aplicação (CAp) e Natálio Salvador Antunes, além da Fundação Educacional de Macaé. Jovens pesquisadores das unidades municipais se envolveram na montagem e programação de robôs, ao associar conceitos básicos de Mecânica e Eletrônica. A rede municipal utiliza kits didáticos NXT (Lego), cedidos pela empresa Lego, que serão utilizados na montagem dos robôs. Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o projeto contribui para o desenvolvimento de habilidades como concentração, raciocínio lógico e resolução de problemas.

A abertura será às 10 horas, com início dos treinos das equipes nos boxes de atuação com os respectivos robôs. A programação segue às 11h, com mostra de vídeos para a banca avaliadora. Já às 13h, será iniciado o torneio oficial. A novidade será a realização de palestras dirigidas aos visitantes. A primeira será “A Engenharia do Futuro”, com o representante do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé), Márcio Magini. Na pauta também está “A Robótica e a Inclusão”, com Daniel Mendonça. Já às 14h30, será destacado o tema “Os Cursos de Engenharia e a Robótica” pela coordenação de área da UFRJ.

Também será enfocada a temática “A Robótica e a Tecnologia no Mercado de Trabalho”, pelo representante da Empresa Odebrecht Oil & GAS. Outra palestra será “A Robótica na Infância”, ministrada pelos representantes do Sesi, às 15h. O final da programação está previsto para às 17h, quando as quatro melhores equipes receberão premiação e terão a chance de participar do First Lego League-2014 (FLL). O evento, coordenado no Brasil pelo sistema Sesi-Firjan, está previsto para acontecer no final do segundo semestre com a finalidade de buscar novas formas de aprendizagem.
FOTOS RELACIONADAS
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário