domingo, 31 de agosto de 2014

Projeto Cão Legal leva orientações contra drogas às escolas de Casimiro
Redes municipal, estadual e particular serão atendidas pelo projeto que tem como foco principalcrianças de 6 a 11 anos
 
“Preventivo, educativo e social”. Assim o Projeto Cão Legal, da Secretária de Ordem Pública eDefesa Civil, foi descrito por sua idealizadora, Ariana da Silva Barbosa. Existente desde 2013, o projeto tem visitado todas as escolas da rede pública e privada do município e demais instituições, com o objetivo de levar orientação e conscientização a crianças sobre o perigo das drogas e outros problemas que afetam diretamente a sociedade.

Com orientações sobre o uso de drogas, violência doméstica, abuso sexual, uso de redes sociais entre outros problemas, a equipe do Cão Legal visita os alunos na companhia do pastor holandês Draco, um dos cães farejadores do Departamento de Operações com Cães, da Guarda Municipal de Casimiro de Abreu. “Draco é nosso elo entre o tema e as crianças, através dele elas prestam mais atenção e associam melhor o tema. Nós falamos sobre o trabalho dele e elas entendem melhor”, afirmou Ariana.

Durante as palestras os temas são abordados de forma clara e com exemplos. Através do Cão Legal, a equipe procura mostrar para as crianças os perigos de se envolver com drogas e dar opções para que elas possam ficar longe dessa realidade. O abuso sexual também é tratado de forma objetiva para que a criança saiba do que se trata e se sinta à vontade para fazer denúncias, caso aconteça com ela.

Segundo a idealizadora, as crianças são receptivas e prestam bastante atenção nos temas abordados. “Nosso foco principal são as drogas, mas sentimos a necessidade de abordar outros temas que, infelizmente, fazem parte de nossa realidade. Nossa intenção é que, nos próximos anos possamos fazer um trabalho mais avançado com essas mesmas crianças para que esses temas fiquem sempre vivos em suas mentes”.

O secretário de Ordem Pública e Defesa Civil, Luiz Fernando Shinkado, fala da importância de trabalhar o tema. “Vemos hoje muitos adolescentes envolvidos com drogas. Esse trabalho com as crianças menores apresenta os danos que as drogas podem trazer e dá a eles a opção de não entrar para esse mundo”.  

Depois de cada apresentação a criança leva para casa um folder falando sobre o tema. Dessa forma, os pais também ficam inserido no que vem sendo falado e podem ser instrumentos auxiliares nesse processo.   
 

Publicado em 29/8/2014
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário