sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Continuam obras de ampliação do abastecimento de água de Macaé

28/08/2014 16h08 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro
Foto de obra de abastecimento de água sendo realizada na Aroeira
Foto: João Barreto
As obras chegaram até o bairro Aroeira
A população comemora mais uma etapa da obra de ampliação do abastecimento de água em Macaé. Agora, as obras chegaram à Aroeira, na rua Eurozina Neves Pinheiro, com a instalação de tubos de ferro fundido, com seis metros cada tubo e diâmetros de 600 milímetros, para implantação de duas linhas de rede de água. Uma das linhas é a da rede de condução de água bruta e a outra linha é a da rede de distribuição de água tratada.


A água bruta sai do Rio Macaé, passa pela Severina, chegando à Aroeira, no trajeto em frente à Guarda Municipal, sendo conduzida até a Estação de Tratamento de Água do Morro de Santana.

A outra linha, da nova adutora chamada linha 2, a da rede de linha fina de distribuição de água, sai do Reservatório de Santa Mônica, passa pela Erozina Neves Pinheiro até o sinal, atravessa a Rua Alcides Mourão até a beira do Canal do Capote margeando este canal até o Novo Botafogo e chegando à Linha Azul, onde a tubulação já foi instalada, conduzindo a água tratada até as localidades da norte dacidade, passando pelas obras do Minha Casa, Minha Vida, todo Complexo da Ajuda, Brisa do Vale, Jardim Franco e chegando, posteriormente, ao Lagomar e Cabiúnas.

As obras acontecem em parceria entre o governo do Estado, através da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae/RJ), e a Prefeitura, onde a empresa estadual entra com a logística, a tubulação e parte da mão de obra e a prefeitura com o maquinário e apoio no assentamento dos tubos.

Como informou o gerente da Regional Litorânea-Norte da Cedae, Fernando Arruda, para ampliar a oferta de água ao município, a Cedae adquiriu 18 quilômetros de tubulação de ferro fundido que serão instalados na cidade e na zona rural, levando a localidades que não contavam com o serviço água tratada, de qualidade e em quantidade suficiente para abastecer a população.

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, acompanha as obras e está satisfeito com a parceria. “As obras atendem a uma solicitação antiga dos macaenses e estamos acompanhando as ações", pontuou o prefeito.

Macaé trata atualmente 700 litros de água por segundo. Com a parceria entre o município e o Estado a expectativa é de que o serviço seja melhorado, beneficiando localidades com a implantação da linha fina da rede de distribuição de água.
FOTOS RELACIONADAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário