quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Semana pedagógica debate temas da Educação Infantil

Foto: Mauricio Rocha
Rio das Ostras recebe Tour do Rio neste fim de semana
Foto: Mauricio Rocha
Projeto Adeus Rodinha é uma das atrações do Tour do Rio
Rio das Ostras recebe a elite do ciclismo mundial para o Tour do Rio neste fim de semana. A chegada da quinta etapa da competição está prevista para o sábado, 30, por volta das 12h, na estrutura que será montada em frente à Prefeitura do Município. Já no domingo acontece o momento decisivo da competição, com a largada da quinta e última etapa da competição, a partir das 7h, no mesmo local. A prova começou nesta segunda, 25, na Barra da Tijuca. 

Na quinta edição, que acontece entre 25 e 31 de agosto, a volta ganhou mais 110 quilômetros de percurso em uma etapa que vai de Angra dos Reis a Volta Redonda. Ao todo, 78 ciclistas de 17 nacionalidades de 13 equipes vão encarar um percurso total de 937,3 km, passando por mais de 20 cidades do Estado. O Tour do Rio vale pontos para o ranking mundial, classificatório para os Jogos Olímpicos de 2016, que também acontecerá no Rio de Janeiro. 

O Tour do Rio 2014 é dividido em seis etapas. O ciclista espanhol Oscar Sevilla, campeão individual geral do Tour do Rio no ano passado, foi o vencedor da primeira etapa, disputada nesta terça, 26, com percurso da Barra da Tijuca até Angra dos Reis. 

O trecho entre Angra dos Reis e Volta Redonda, de onde sai a segunda etapa, neste ano será percorrido pela primeira vez pelos ciclistas. Da Cidade do Aço, eles partem para Três Rios, quase na fronteira com Minas Gerais. No quarto dia os atletas seguem em direção a Teresópolis, Região Serrana do Rio, o trecho com maior altimetria da competição. A quinta etapa tem a distância mais curta do Tour, são os 122 quilômetros que separam Teresópolis de Rio das Ostras, na Região dos Lagos. O último e decisivo percurso da edição 2014 sai de Rio das Ostras em direção ao disputado pódio na cidade do Rio de Janeiro. 

ADEUS RODINHAS – Além de assistir à disputa do Tour do Rio, o público ainda poderá participar das atividades oferecidas pela organização em todas as cidades por onde passam os atletas. Em Rio das Ostras, no sábado, 30, acontece o projeto “Adeus Rodinhas”, que estimula as crianças a partir de dois anos a perder o medo e guiar a magrela sem as rodas traseiras de proteção, com o apoio de monitores. A ideia é difundir a cultura da bicicleta e ensinar noções básicas sobre as leis de trânsito e segurança. 

CAMPEÕES – Ganham o Tour do Rio o atleta e a equipe que fizerem o menor tempo nas cinco etapas. Ao longo da competição, no entanto, há vários outros desafios. Os ciclistas disputam bonificações que ajudam no caminho até o título. 

CIDADE BIKE – O apoio da Prefeitura ao Tour do Rio faz parte das iniciativas do projeto Rio das Ostras Cidade Bike, cujo objetivo é estimular o ciclismo como prática, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, além de promover a sustentabilidade e a mobilidade urbana. O projeto também visa incluir Rio das Ostras como zona de aclimatação olímpica para delegações estrangeiras para os Jogos do Rio 2016. 

CORES DA VITÓRIA – Uma das curiosidades da prova são as camisas que identificam os líderes, os vencedores de etapa e de diferentes categorias. O líder geral da prova ostenta uma camisa amarela para se destacar dos demais. O campeão do Tour leva a camisa para casa. É o objeto mais desejado por todos os ciclistas. Em cada etapa, o primeiro a alcançar um determinado ponto de subida íngreme, fica com o prêmio de “montanhista” e, na etapa seguinte, veste a camisa branca com bolas vermelhas, que o identifica como vencedor desta categoria. Os competidores de maior velocidade, seja antes ou depois de uma subida, ao passarem por uma marca sinalizada no chão tem o direito de vestir a camisa verde. Já a camiseta branca, segue as mesmas regras do Líder da competição, porém é direcionada aos atletas com menos de 23 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário