segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Posted: 31 Aug 2015 02:33 PM PDT
Foto: divulgação MD
Foto: divulgação MD
Com informações do Ministério da Defesa
A tradicional cerimônia de troca da bandeira nacional, que acontece todos os meses no primeiro domingo de cada mês, em Brasília, fugiu da rotina neste domingo (30). A troca foi antecipada em função das comemorações pelo 7 de setembro e contou com a participação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, de alunos de escolas públicas do Distrito Federal e de grupos de escoteiros e de acolhimento da capital do País.
Ao todo, as mais de 700 pessoas reunidas na Praça dos Três Poderes garantiram mais ritmo e cores à substituição rotineira da bandeira, que, com 14 metros de largura e 20 metros de comprimento, é uma das maiores do mundo. Durante a cerimônia, a nova bandeira – cuja substituição frequente é necessária em função da ação do vento – foi hasteada ao som do Hino Nacional e contou com uma salva de 21 tiros de canhão.
Seguindo a tradição, a antiga bandeira nacional só pode ser arriada depois de uma nova chegar ao topo do mastro de 110 metros de altura. Neste domingo, o ritual foi acompanhado pelo Hino da Bandeira, interpretado por uma cantora lírica da Marinha brasileira. Uma curiosidade é que a altura desse mastro foi definida para que o símbolo nacional ficasse acima dos prédios das representações dos poderes da República: Executivo (Palácio do Planalto), Legislativo (Congresso Nacional) e Judiciário (STF).
Outra peculiaridade da cerimônia foi a apresentação, após a substituição da bandeira, da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais. O grupo de 120 militares mantém a tradição dos desfiles e apresentações públicas simétricas e criativas. A banda brasileira é considerada uma das maiores bandas marciais do mundo, distinguindo-se pela presença de gaitas de fole escocesas entre seus instrumentos musicais.
Além da celebração pela troca da bandeira, o início da comemoração pela Semana da Pátria em Brasília foi marcada, neste final de semana, por uma Exposição em homenagem ao Dia da Independência, no Parque Ana Lídia. O evento contou com exposição de equipamentos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e incluiu apresentações das bandas de música da Base Aérea de Brasília e também a Marcial dos Fuzileiros Navais. O espaço da Força Aérea contou ainda com brinquedos infantis e uma oficina de montagem de aviões de papel, além de jogos de simulação de voo.
Exposição da Independência também marcou o início da Semana da Pátria. Foto: Gilberto Alves/MD
Exposição da Independência contou com equipamentos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Foto: Gilberto Alves/MD

Nenhum comentário:

Postar um comentário