domingo, 30 de agosto de 2015

Notícias

Aniversário de Vitória começa com poesia no Mucane nesta terça

Publicada em 27/08/2015, às 17h31

Divulgação Semc
Sarau poético
Sarau poético vai reunir poemas, contos e crônicas de Fernando Tatagiba
O mês de setembro vai começar com poesia. Dando início à programação em comemoração aos 464 anos do aniversário de Vitória, acontece nesta terça-feira (1º), às 19 horas, no Museu Capixaba do Negro Veronica da Pas (Mucane), o sarau poético "Invenção da Saudade", do grupo teatral "Gota, Pó e Poeira", em homenagem ao escritor Fernando Tatagiba.
O sarau reúne poemas, contos e crônicas de Fernando Tatagiba sobre observações do cenário capixaba. Nos textos reunidos para a apresentação, as ruas, avenidas e bairros de Vitória servem de pano de fundo para tratar de temas do cotidiano e dramas sociais, além dos personagens típicos da capital. No elenco, Eliane Correia, Carlos Ola, Jacimar Henrique e Neuza de Souza, além do músico Felipe Turino.
Fernando Tatagiba
Nascido na cidade de São José do Calçado, em 1946, Luiz Fernando Valporto Tatagiba iniciou e interrompeu os cursos de Direito e Filosofia, preferindo participar dos movimentos de literatura e cinema dos anos 60. Contista, poeta e trovador, ele publicou seus primeiros textos nessa década, nos jornais "A Gazeta", "A Tribuna", "O Diário" e "O Debate", entre outras publicações e antologias.
Ganhou inúmeros prêmios, como o primeiro lugar no concurso de contos infantis da FCES, em 1976, e o concurso de crônicas "Rubem Braga", de Cachoeiro de Itapemirim, em 1980. Deixou vários livros inéditos. Faleceu em 1988. Obras: O sol no céu da boca (contos, 1980), Invenção da saudade (crônicas, 1986), Rua (crônicas, 1986), História do cinema capixaba (1988) e Um minuto de barulho e dois poemas de amor (poesia, 1994).

Viagem pela Literatura

O sarau poético é uma das ações do projeto Viagem pela Literatura, que é uma iniciativa da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim que tem como objetivo incentivar a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, proporcionando o acesso ao livro de forma lúdica e contribuindo para a construção de cidadãos.
O sarau poético integra a programação do aniversário de 464 anos de Vitória. 
Serviço
Sarau Poético “Invenção da Saudade” - Com Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira
Quando: terça (1º), às 19 horas
Local: Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane) - avenida República, 121, Centro


Informações à imprensa:

Leo Vais (levsilva@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-8354/ 98818-4490
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário