segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Meninas de 09 a 13 anos já podem tomar a segunda dose da vacina contra o câncer de útero

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 31/08/2015 16:32

  • / PREVENÇÃO / 31/08/2015 16:32

    Em Belém, a vacinação reforça as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero realizadas pela Prefeitura.


A segunda dose da vacina contra o papilomavírus humano, para meninas de 09 a 13 anos, está disponível desde esta segunda-feira,31, na rede pública municipal. A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá prosseguimento às atividades de imunização com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero.
Uma das estratégias recomendadas pelo Ministério da Saúde para o alcance das metas é a vacinação em escolas da rede pública e privada. Além disso, a vacina contra HPV continua disponível em todas as Salas de Vacinação do Município, de segunda a sexta-feira no horário de 08h às 17h. “É importante frisar que até mesmo as meninas que têm 13 anos e ainda vão tomar a primeira dose que está disponível, têm a garantia que mesmo aos 14 anos podem tomar a segunda dose”, explica a coordenadora de imunização do município, Nazaré Athayde.
O secretário municipal de Saúde, Sérgio Figueiredo, alerta para a importância dos pais nesse momento de prevenção. “É importante que os pais e/ou responsáveis pelas meninas apoiem e incentivem a vacinação, uma vez que esta, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas”, pondera.
Atualmente o câncer de colo de útero representa a terceira causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras e faz por ano, 5.264 vítimas fatais.

Texto: Kezia Carvalho
Foto: Oswaldo Forte
Secretaria Municipal de Saúde (SESMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário