sábado, 29 de agosto de 2015

Hospital Público Municipal Irmãs do Horto começa atendimento

03/08/2015 13:25:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Compartilhe:  
Foto de pessoas na recepção do HPM
Foto: Juranir Badaró
Até o final da manhã, foram cerca de 120 pacientes no pronto-atendimento
O supervisor de vendas Josivan Ferreira, 42 anos, foi o primeiro paciente do Novo Hospital Público Municipal (HPM) - Irmãs do Horto, anexo ao HPM, inaugurado no último dia 29 de julho, no aniversário de 202 anos do município. O paciente, atendido nesta segunda-feira (3), por volta das 7h40, afirmou que a estrutura da nova unidade é fundamental para a cidade. "Primeiramente passei pela triagem e, logo após, recebi o medicamento necessário. Além de ser bem atendido, foi tudo muito rápido. Macaé merecia esse serviço", frisou.
O diretor superintendente do HPM, Márcio Bittencourt, afirmou que a ideia é proporcionar uma saúde mais humanizada. O anexo é um pronto-atendimento, ou seja, receberá casos de emergência classificados pelos profissionais como "branca". "Esse é o primeiro dia e aos poucos vamos adequar a estrutura para ampliar a capacidade de atendimento. Todas as nossas ações seguem um planejamento estratégico e, por isso, as medidas devem ser com cautela, já que estamos trabalhando com vidas", explicou o diretor.

O anexo do HPM conta consultórios adulto e pediátrico, salas de triagem, coleta, gesso, sutura, expurgo e nebulização, além de observação e enfermarias. São mais 102 novos leitos para um hospital de referência na região, há 11 anos, com cerca de 10 mil atendimentos por mês. A prefeitura investiu, com recursos próprios, R$ 12 milhões na construção do novo hospital, que irá atender a crescente demanda da cidade. O aumento na capacidade de atendimento representa 36% no número de vagas públicas em Macaé. Nesse primeiro dia, até o final da manhã, foram cerca de 120 pacientes no pronto-atendimento.

O motorista Josué Santos Lopes, 54 anos, foi o primeiro paciente a fazer uma coleta de sangue. "Gostei muito, pois está bem diferente e com um atendimento confortável. Espero que continue assim", disse.

Ao total, são 226 vagas de internações com 21 especialidades de plantão 24 horas. Entre elas, neurocirurgia, cirurgias plástica e geral, ortopedia, obstetrícia, bucomaxilofacial e outras. Por mês são realizados no HPM uma média de 212 partos, 5.636 exames de análises clínicas, 2.824 raio x, 887 tomografias e 553 ultrassonografias, além de uma média de 200 cirurgias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário