domingo, 30 de agosto de 2015

Feirinha da Praça Veríssimo de Melo completa 18 anos

28/08/2015 17:55:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo
Imagem da feirinha.
Foto: João Barreto
Os feirantes ganharam como presente toldos novos e barracas reformadas
Nesta quinta-feira (27), a feirinha da Praça Veríssimo de Melo, que se reúne todas as quintas-feiras de cada semana, completou 18 anos de existência. Como presente de aniversário, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, contatou empresas parceiras, proporcionando aos 54 feirantes (11 de artesanato e 43 de alimentação) toldos novos, barracas reformadas e padrão de energia renovado.
A presidente da Associação dos Feirantes da Agro Indústria Familiar de Macaé (Afam), Sueli Batista, ressaltou a iniciativa da administração municipal. Durante a festa, centenas de pessoas, clientes da feirinha, contaram com música ao vivo, sucos, bolos, cântico de parabéns e agradecimentos por parte da Afam.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo de Macaé, Vandré Guimarães a ideia é fazer com que os expositores percebam o quanto a melhoria da feira, que já é uma referência turística, impacta diretamente no público e nas vendas.

- Esperamos que os feirantes se sintam como empresários e usem este momento da feira como um cartão de visita para negócios no futuro. Quem vai à feira e come um bolinho, por exemplo, pode encomendar uma quantidade maior. Já temos tido este retorno, o que é muito positivo, com expositores montando bufês e sendo chamados para participar de outras feiras e festas, e o artesanato recebendo encomendas - destaca Vandré Guimarães.

Além do aniversário, a feirinha também conta com nova estrutura. Tendo sido posto em prática projeto de capacitação quanto à manipulação de alimentos, gestão, formalização, padronização e mudança das barracas, lonas e uniformes dos feirantes ofertados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico.

Neste projeto foram sugeridas ações voltadas para mudança da identidade visual em busca do reconhecimento estético pelos turistas e pelos macaenses, melhorado até mesmo a paisagem da praça, com o intuito de melhorar a credibilidade, a organização e a padronização que agregam valor aos expositores.

- Os feirantes escolheram uma estrutura mais apropriada para a exposição e manuseio dos alimentos. Além da parte estética a Secretaria também oferece treinamento de boas práticas de alimentos em parceria com a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa). Ainda houve capacitação em gestão em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Casa do Empreendedor, além do o acesso a linhas de crédito através do programa "Macaé aCredita em você" - informou a gestora de Programas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Rebeka Motta.

Entre as mudanças também se inclui a inserção da prática do uso do uniforme, além da participação das oficinas e treinamentos. Há também a interlocução com as outras secretárias para atender as demandas dos expositores, tais como: Limpeza Pública, Empresa Municipal de Iluminação Pública, Posturas, Mobilidade Urbana, Secretaria de Agroeconomia, Vigilância Sanitária entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário