quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

CAPSfolia e Saúde abriram Carnaval 2017

    Acessos: 5
    Para esquentar o início do Carnaval 2017, os pacientes e funcionários do Centro de Atenção Psicossocial se concentraram no Centro Cultural Sobradinho, na tarde de quinta-feira (23), para colocar na rua o 'CAPSfolia'. Lá, se juntaram ao Bloco da Saúde que fez, na avenida, um trabalho de conscientização contra as doenças sexualmente transmissíveis – DST.
    No Sobradinho, ao som das marchinhas, todos dançaram e se divertiram muito e, a seguir, levaram sua alegria para a Avenida Vila Franca, desfilando ao som do Boi Surubim e sua bateria. Durante o percurso, funcionários da Saúde fizeram distribuição de preservativos e material informativo.
    Segundo o Coordenador de Saúde Mental, Danilo Melchiades, o evento foi viabilizado através de várias parcerias, como a doação dos abadás – customizados pelos próprios pacientes, o empréstimo do som, a cessão do espaço do Sobradinho, do apoio da Guarda Municipal e Defesa Civil, suporte de ambulância do hospital e também do trabalho voluntário da equipe do Boi Surubim. E isso pensando em, mais uma vez, fazer a inclusão social dos pacientes.
    A prefeita Fátima Pacheco, que foi a avenida saudar os foliões, falou da festa de Momo na cidade: “No momento em que várias cidades da região não terão Carnaval, a gente optou por fazer um bem básico, com alegria e as pessoas nas ruas, garantindo ainda que os ambulantes, o comércio e os microempresários consigam espaço para vender seus produtos e gerar renda. E é alegria para a população de Quissamã, porque precisamos ficar alegres para passar por essa tempestade que estamos encontrando, não só em  Quissamã, mas no país. E abrir com bloco do CAPS, da Saúde e, mais tarde, com os idosos é extraordinário, porque são o maior exemplo de que a gente não tem motivo para ficar desanimado. Eles enfrentaram mil adversidades e estão aí nesse ritmo de felicidade, de alegria e esperança de dias melhores. E é nisso que a gente acredita. E o nosso carnaval, tenho fé em Deus, vai ser um sucesso.”
    Prevenção e informação – Durante os seis dias de carnaval uma equipe de agentes comunitários de saúde desenvolverá o projeto de conscientização dos foliões, com distribuição de preservativos e folhetos sobre as DST's. No centro da cidade, o posto estará em frente ao Banco do Brasil das 18h às 24h. Em João Francisco, funcionará na Unidade de Saúde da Família e nos períodos de shows, na avenida beira-mar. Em Barra do Furado a unidade de saúde desenvolverá o mesmo trabalho, com equipe local. Um alerta da equipe é quanto ao número de pacientes com DST's, que vem crescendo em Quissamã. E não é só Aids, mas também hepatite e sífiles, entre outras.
    Segundo a coordenadora do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, Rosemary Braga, o trabalho durante o Carnaval é de prevenção, porque se sabe que doença sexualmente transmissível não é somente o HIV. E que o portador nem sempre apresentam sinais ou sintomas e, então, as pessoas bebem, perdem o discernimento e fazem sexo sem camisinha. E por isso, é necessário esse projeto de conscientização e prevenção em todos os locais onde houver movimento, com entrega de preservativos e material informativo.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário