domingo, 19 de fevereiro de 2017

Carnaval na Cidade Velha encerra neste final de semana

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 16/02/2017 10:11

  • / FOLIA SEGURA / 16/02/2017 10:11

    Neste Carnaval 2017, cerca de 600 mil pessoas seguiram atrás de trios elétricos por toda extensão da rua Doutor Assis.


As marchinhas de carnaval, o axé, o forró, o brega e até o carimbó que embalaram os blocos carnavalescos durante o pré-carnaval em Belém, arrastando milhares de foliões pelas ruas do bairro da Cidade Velha, silenciam no próximo final de semana, com os últimos blocos de rua do Carnaval 2017, que saem nos dias 18 e 19.
Neste sábado, 18, a programação ficará por conta do Bloco Amigos do Urubu e Xibé da Galera, com saída a partir das 14h. Já no domingo, 19, o corredor da folia vai ser tomado logo cedo pelo Bloco Kalango Kid’s – o primeiro infantil da Liga dos Blocos de Carnaval de Belém –, e às 16h sairão os tradicionais blocos do Elói Iglesias, Los Primos e Filhos de Glande.
Neste ano, o pré-carnaval de Belém foi comandado por 13 blocos que saíram todos os finais de semana, desde o dia 8 de janeiro. Cerca de 600 mil pessoas seguiram atrás de trios elétricos por toda extensão da rua Doutor Assis.
O relações públicas Gustavo Arcanjo foi um dos foliões que pulou em quase todos os finais de semana de folia. Ele elogiou a estrutura do Carnaval de rua organizada no bairro histórico da capital. "Os organizadores estão de parabéns pela estrutura que foi montada para este ano, tanto no que se refere aos banheiros que ficam a disposição do público, que eram muitos, quanto no ordenamento do trânsito, que evitou transtornos ao final das programações”, disse. “Estive presente em quase todos os finais de semana e, sem dúvida, este foi um pré-Carnaval muito bem preparado", completou Arcanjo.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), que vem garantindo a limpeza das ruas antes e depois dos eventos; da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), que atua no ordenamento do trânsito ao entorno; e da Guarda Municipal de Belém (GMB), que em parceria com órgãos do Estado atua na segurança dos brincantes. Já a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) isentou os blocos das taxas municipais.
Para o presidente da Liga, Fabiano Scherer, após a criação do comitê e com o apoio da Associação dos Moradores, da Associação dos Ambulantes da Cidade Velha e dos governos municipal e estadual, este foi considerado um dos carnavais mais seguro e organizado. “Além de manter a nossa cidade limpa e organizada após os arrastões de carnaval, tivemos horário certo para começar e para terminar, Isso foi um respeito mútuo aos moradores e a própria preservação do patrimônio público cultural da nossa cidade”, avalia Scherer.
Ainda de acordo com o presidente da Liga, “o evento deste ano elevou o pré-carnaval ao patamar de um dos maiores e melhores do Brasil e gerou mais de 1.200 empregos”, revelou.
Mosqueiro - A bucólica se prepara para receber foliões na semana do Carnaval. A programação que inclui apresentações musicais na praça Matriz da ilha, arrastões das escolas de samba e blocos carnavalescos. Ocorre a partir do sábado, 25, e contará com o apoio da Prefeitura de Belém, que vai garantir a estrutura por meio dos órgãos de segurança, limpeza, mobilidade e fiscalização.
Texto: Karla Pereira
Foto: Uchôa Silva/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário