quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Encerramento do pré-carnaval atrai multidão às ruas do centro histórico de Belém

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 20/02/2017 07:14

  • / FOLIA 2017 / 20/02/2017 07:14

    O bloco do Fofó, comandado pelo cantor Elói Iglesias, arrastou milhares de foliões neste domingo, 19, na Cidade Velha.


Chegou ao fim neste domingo, 19, a tradicional programação de pré-carnaval na Cidade Velha, que este ano levou mais de 600 mil pessoas às ruas do bairro. Foram sete finais de semana de intensa programação, com o desfile de 13 blocos pelas ruas do centro histórico de Belém, arrastando milhares de foliões. Para encerrar o último dia de festa, os blocos do cantor Elói Iglesias, Filhos de Glande e Los Primos animaram os brincantes.
O funcionário público Paulo Mendes, de 56 anos, e o estilista Nei Braga, de 39 anos, seguiram o bloco Filhos de Glande. Apaixonados por carnaval, estiveram nas ruas da Cidade Velha durante todos os finais de semana da festa e confessaram que se sentirão órfãos com o fim da programação.
“Sempre vim pra bloco, sou apaixonado por carnaval desde criança e pra mim esse foi o melhor de todos: muito bem organizado, muita gente vindo pra brincar e tudo com segurança. Espero que continue assim nos próximos anos”, avaliou Paulo Mendes, que depois do desfile na Cidade Velha ainda correu para o Portal da Amazônia para participar do desfile da escola de samba Rancho Não Posso Me Amofiná.
Para quem mora na rua Dr. Assis desde criança e é acostumado a acompanhar o dia a dia dessa grande festa, o amor pelo carnaval de rua é especial e vem de família. “É um momento maravilhoso, a gente faz questão de reunir todos os irmãos, filhos, sobrinhos, netos, amigos e arrumar a casa pra essa grande festa. Pra gente é tão importante quanto o natal”, declarou a dona de casa Adélia Barros, de 56 anos, que mora na Cidade Velha desde que nasceu e reuniu toda a família para acompanhar o último dia de pré-carnaval.
“A gente tem um amor especial por essa festa, nossos pais gostavam de reunir todos em casa pra acompanhar e nós continuamos essa tradição”, afirmou o funcionário público Eduardo Barros, de 61 anos, que ainda elogiou a organização da festa. “Tem bastante banheiro químico e assim que acaba de passar o bloco também vem a equipe de limpeza. A gente vê o pessoal da Secon (Secretaria Municipal de Economia) fiscalizando o tempo todo o trabalho dos ambulantes, então tá tudo funcionando muito bem pra quem mora por aqui e pra quem está só se divertindo”, avaliou.
Para André Freitas, 33 anos, que trabalha como vendedor ambulante de travessas e tiaras, a boa organização da festa fez a diferença no carnaval desse ano, principalmente para aumentar as vendas. “A gente vê muita família por aqui esse ano, o policiamento está excelente. Então, consegui vender bastante, graças a Deus, e não tive nenhum tipo de problema”, afirmou.
De acordo com a Prefeitura de Belém, cerca de 80 banheiros químicos foram distribuídos ao longo da rua Dr. Assis e a limpeza das ruas foi realizada antes e depois do evento por equipes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).
A segurança do local foi garantida por guardas municipais de Belém e policiais militares, além de cinco viaturas e dez agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que se responsabilizaram pelo ordenamento do trânsito durante todo o evento.
“A gente fez uma parceria muito grande com a Polícia Militar e Guarda Municipal e estamos trabalhando integrados, principalmente para que na hora da dispersão não haja nenhum tipo de problema”, explicou o supervisor do Setor de Trânsito, Hamilton Rocha.
Texto: Kennya Corrêa
Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário