domingo, 5 de fevereiro de 2017

Mais de 200 alunos do cursinho municipal de Belém foram aprovados no vestibular da UFPA

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 04/02/2017 18:26

  • / EDUCAÇÃO / 04/02/2017 18:26

    O Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, fez questão de ir até o cursinho pré-vestibular municipal para parabenizar os alunos aprovados na UFPA


A alegria e a emoção tomaram conta dos alunos do cursinho pré-vestibular municipal de Belém na manhã deste sábado, 05. O tão esperado listão da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi divulgado com os nomes dos aprovados. Ao todo, 275 alunos foram aprovados pela Universidade Federal. O prefeito Zenaldo Coutinho fez questão de ir até o cursinho, parabenizar os aprovados.
À medida em que os nomes eram anunciados, a festa no prédio do cursinho ficava ainda maior. Os alunos foram recebidos com muita animação pelos professores e coordenação.
A caloura Danielle Santana, de 37 anos, foi aprovada no curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências Matemática e Linguagem. “Eu já estava tentando passar há muitos anos e, dessa vez, consegui. Tenho que agradecer a oportunidade que o cursinho nos deu. O incentivo foi grande e os ensinamentos, muito valiosos. Graças aos professores, eu consegui minha aprovação”, disse.
Quem também não escondeu a alegria foi a aluna Isabele Soares, de 17 anos. Ela foi aprovada na UFPA, no curso de Oceanografia, e na Universidade do Estado do Pará (Uepa), no curso de Engenharia Florestal. “Apesar de ter me preparado muito, os resultados foram uma grande surpresa. Não tenho nem palavras para descrever o que estou sentindo neste momento. É muito bom, inesquecível”, pontuou.
Além dos aprovados na UFPA, o número dos que obtiveram êxito na Uepa subiu de 22 em 2016 para 52 este ano. Já na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), este ano, foram 37 aprovados.
“É uma alegria imensa participar desse momento com os alunos. Somos uma máquina de aprovação. É uma grande vitória, não só para os alunos, mas para os professores também. É resultado de um ano de muito trabalho”, comemorou o coordenador do cursinho, Henderson Ramos, mais conhecido com professor Branco. “Em 2016, implantamos o projeto Redação 1000, onde a cada semana era debatido um assunto e, especialistas, como advogado, filósofo e sociólogo discutiam os pontos de vista de cada área. Com isso, os alunos se integravam com temas como religião, homofobia, política, entre outros. Foi um grande diferencial”, completou.
Teve aprovação, também, em universidades federais de outros Estados. É o caso do aluno Carlos Roberto Santos, que passou em primeiro lugar no curso de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). “Ainda estou sem acreditar. A felicidade é tão grande que não tem como explicar, era tudo que eu queria e consegui. Agora vai começar outra etapa na vida de mudanças e muito aprendizado. Só quero agradecer a todos que me apoiaram, como minha família, namorada, amigos e professores”, destacou.
Até março deste ano deve sair o edital para processo seletivo do pré-vestibular. Ao todo, serão 600 vagas ofertadas, distribuídas nos três turnos. Os alunos serão avaliados por meio de provas de matemática e redação.
Para 2017, o cursinho vem com uma novidade: a implantação do preparatório para Escola Militar.
Texto: Priscylla Gester
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário