Programação especial comemora os 367 anos da Santa Casa de Misericórdia do Pará
Em 2017 a Santa Casa do Pará completa 367 anos de uma história que se confunde com a do Estado e seus moradores. Para celebrar essa trajetória, nesta segunda-feira, 20, a Santa Casa assina Termo de Cooperação com a Escola de Governança do Pará (EGPA), para realização do Projeto de Aperfeiçoamento em Qualidade e Segurança do Paciente da Santa Casa. A cerimônia contará com a presença do deputado federal Arnaldo Jordy; Dr. Vitor Mateus, secretário de Saúde do Estado do Pará; Ruy Martini, diretor geral da EGPA; e Dra. Rosangela Brandão Monteiro, presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.
O evento será realizado às 9h, no auditório da Fundação. Outra grande conquista a ser celebrada este ano é a aquisição do Tomógrafo de Bioimpedância, que utiliza técnica não invasiva e não lesiva de imageamento para pacientes da Terapia Intensiva, que trará melhora significativa no serviço prestado aos pacientes.
A Santa Casa do Pará foi o local onde nasceram muitos dos filhos ilustres da capital paraense, tais como o ex-governador Almir Gabriel, o médico e ex-jogador de futebol Sócrates Oliveira, e a cantora Fafá de Belém. Um hospital 100% SUS que, ao longo do tempo, passou por diversas transformações, com a intenção de atingir a excelência no cuidado aos seus pacientes e usuários. Banco de Leite Humano da Fundação Santa Casa do Pará (FSCMPA)
O hospital, que é referência materno-infantil de média e alta complexidade, conta com uma equipe multiprofissional, atuando em várias especialidades. A Santa Casa do Pará possui os programas: Banco de Leite Humano, um dos maiores do país e padrão ouro, que em 2017 completa 30 anos; Método Canguru, programa de atendimento a recém-nascidos de baixo peso; Programa de Atendimento Integral às Vítimas de Escalpelamento (Paives), com atendimento no hospital e amparo no Espaço Acolher, localizado na rua Diogo Móia, Umarizal; e Pro Paz, programa de atendimento exclusivo para crianças e adolescentes vitimizados pela violência sexual. Além disso, possui foco em ensino e pesquisa, onde são formados mestres e especialistas médicos e multiprofissionais. Em parceria com instituições de ensino superior. É campo de pesquisa para alunos de faculdades de todo o Estado.
A Santa Casa tem muita história, mas os seus olhos estão no futuro, com a informatização chegando, ainda este ano, em todos os setores do hospital. A instituição prioriza a qualidade e segurança do paciente, com treinamentos e cursos constantes aos servidores, sempre com o objetivo em atender os pacientes com respeito, ética e a valorização do ser humano.
A programação de aniversário segue na quinta, 23, com um evento para servidores, o Café com Diversão, que contará com a presença do convidado Epaminondas Gustavo (do programa “Escuta, mano, o meu recado”, do TJPA), às 9h, no auditório da Fundação. Além disso, no mesmo dia, será realizada a formatura da 38ª turma de Residência Médica, às 19h, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.
E na sexta, 24, data de aniversário do hospital, os servidores terão um café especial, com bolo de aniversário, às 6h30, no refeitório da instituição, além de missa, às 8h, na capela da FSCMP; apresentação e lançamento do CD do Coral Maria Helena Franco – composto por servidores –, às 10h, no auditório da fundação; e almoço de aniversário, às 12h, no refeitório.
Histórico
A Santa Casa do Pará é quase tão antiga quanto a cidade de Belém, sendo o primeiro hospital do município. No dia 24 de fevereiro de 1650, nasceu com o nome de Irmandade da Santa Casa de Misericórdia do Pará, referência no atendimento de pessoas carentes. Na época, ficava localizada na antiga rua Santo Antônio dos Capuchos, com o Largo da Misericórdia, atual Praça Barão de Guajará, onde está o prédio da antiga loja Paris n'América.
A partir de janeiro de 1990, com apoio do Governo do Estado, a instituição passa ao regime jurídico de Fundação. Atualmente o museu/arquivo Alípio Bordalo guarda parte dessa Unidade Materno Infantil Dr. Almir Gabriel memória, sendo referência para pesquisa em saúde e da medicina do século passado.
No ano de 2013, foi inaugurada a Unidade Materno Infantil Dr. Almir Gabriel, que conta com estrutura moderna para atender com segurança e qualidade seus pacientes. Referência no atendimento de gravidez de alto risco no Estado, o hospital contabiliza uma média de dez mil partos anuais, apoiada por equipes multiprofissionais, dispondo de 511 leitos. O complexo Santa Casa é dividido em dois hospitais – Centenário e Nova Santa Casa – e possui 407 leitos habilitados.
Programação de aniversário – 367 anos da Santa Casa do Pará:
Dia 20/02:
- Assinatura do Termo de Cooperação com a Escola de Governança do Pará (EGPA), para realização do Projeto de Aperfeiçoamento em Qualidade e Segurança do Paciente da Santa Casa. Presença de autoridades, convidados e servidores: às 9h, no auditório da Fundação;
Dia 23/02:
- Café com Diversão, com a presença do convidado Epaminondas Gustavo (do programa “Escuta, mano, o meu recado”, do TJPA): às 9h, no auditório FSCMP;
- Formatura da 38a turma de Residência Médica: às 19h, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia;
Dia 24/02:
- Café da manhã para servidores – Bolo de aniversário: às 6h30, no refeitório da FSCMP;
- Missa de aniversário: às 8h, na capela da FSCMP;
- Almoço especial de aniversário para servidores: às 12h, no refeitório FSCMP.
Por Gabriela Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário