quarta-feira, 22 de março de 2017

Atentado em Londres deixa quatro mortos; suposto autor é abatido

AFP / NIKLAS HALLE'NParamédicos removem uma vítima da Ponte de Westminster
Quatro pessoas foram mortas em um atentado terrorista em Londres nesta quarta-feira, onde um homem usou um carro para atropelar três pessoas e esfaqueou um policial, aos pés do Big Ben e do Parlamento britânico, antes de ser abatido pela Polícia.
O atentado deixou quatro mortos, "incluindo um policial que protegia o Parlamento", e 40 feridos, anunciou o chefe da Polícia, Mark Rowley. O agressor foi liquidado pela polícia.
"Não vou fazer comentários sobre a identidade do agressor (...) mas privilegiamos a pista do terrorismo islâmico", acrescentou Rowley.
Entre os feridos há três policiais em estado grave, disse Rowley, informando que o policial morto era o agente Keith Palmer, de 48 anos.
A primeira-ministra britânica, Theresa May, declarou que "o cenário do atentado não foi uma coincidência". "O agressor escolheu atingir o coração da nossa capital, onde gente de todas as nacionalidades, religiões e culturas se reúnem para celebrar los valores da liberdade, democracia e liberdade de expressão".
"Jamais nos renderemos ao terror. Nunca permitiremos que as vozes do ódio e do mal nos dividam", garantiu May após uma reunião do gabinete de segurança.
May anunciou que não elevará o nível de ameaça terrorista mantido pelas autoridades britânicas, atualmente em 'severo', o segundo mais elevado, o que significa que é 'altamente provável' a ocorrência de atentados.
"O nível de alerta esteve em 'severo' durante certo tempo, e isso não mudará", disse May em mensagem em frente à Downing Street, sede e residência da chefe de governo, qualificando o atentado de "asqueroso e perverso".
May havia declarado mais cedo que "tem em seus pensamentos" as vítimas deste atentado "horroroso", cometido no início da tarde no coração da capital inglesa.
Segundo Mark Rowley, primeiro o homem atropelou vários pedestres, incluindo três policiais, na ponte de Westminster, que leva ao Parlamento e ao Big Ben, principal atração turística da capital inglesa.
Ele se dirigiu depois para o Parlamento, onde matou a facadas um policial antes de ser abatido.
AFP / Daniel LEAL-OLIVASPoliciais interditam os arredores do Parlamento, em Londres
O médico do hospital Saint Thomas, a 200 metros do local dos fatos e que atendeu as vítimas, descreveu os ferimentos como catastróficos.
Uma mulher, que teria saltado no rio Tâmisa para escapar do veículo, foi resgatada gravemente ferida, segundo a imprensa local.
O ministério das Relações Exteriores da França indicou que três estudantes franceses estão entre os feridos.
Os estudantes estavam em viagem escolar e dois deles se encontram em estado grave, informou a prefeitura de Finistère, região de origem dos alunos.
Deputado tenta salvar a vida de policial
Assim como aconteceu em 2016 em um mercado natalino de Berlim (12 mortos), e na cidade francesa de Nice (86 mortos), o atacante desta quarta-feira usou um veículo para fazer várias vítimas.
No local do ataque, o ex-chanceler polonês Radoslaw Sikorski filmou pessoas feridas deitadas no chão.
"Ouvi o que me pareceu ser uma colisão. Olhei pela janela do táxi e vi alguém no chão, muito mal. Em seguida vi outra pessoa, que também estava mal e outras três, uma sangrando abundantemente", contou à BBC.
Após o atropelamento, o homem abandou seu veículo na calçada e correu em direção às grades do Parlamento e atacou o policial até a morte. A Polícia atirou contra ele quando tentava atacar um segundo agente.
O deputado conservador e militar da reserva Toby Ellwood, que perdeu o irmão em um atentado em Bali, Indonésia, em 2002, tentou, em vão, salvar a vida do policial ferido.
"Tentei interromper o sangramento e fiz respiração boca a boca (...), mas acho que tinha perdido muito sangue", explicou Ellwood, em declarações publicadas no jornal The Sun.
"Tinha vários ferimentos, debaixo do braço e nas costas", acrescentou.
Os deputados foram confinados no Parlamento, antes de o edifício ser evacuado.
Segundo os primeiros elementos da investigação, o homem agiu sozinho.
O ataque ocorreu no dia em que Bruxelas relembrava o primeiro aniversário dos ataques que deixaram 32 mortos no aeroporto e no metrô da cidade.
Alerta 'severo' mantido
O presidente americano, Donald Trump, telefonou para May, segundo o porta-voz da Casa Branca, para "condenar o ataque de Westminster" e assegurar a Londres o pleno apoio de Washington.
A chanceler alemã, Angela Merkel, expressou seu apoio "aos amigos britânicos e a todos os habitantes de Londres".
Ela ressaltou ainda que "a Alemanha e seus cidadãos estão resolutamente ao lado dos britânicos na luta contra toda a forma de terrorismo".
Já o presidente francês, François Hollande, expressou solidariedade e apoio aos britânicos.
"Expressamos em nome da França toda a nossa solidariedade e todo o nosso apoio ao povo britânico e à primeira-ministra Teresa May", declarou o chefe de Estado em um breve discurso, acrescentando "o terrorismo atinge a todos nós. A França, que foi atingida recentemente, conhece o sofrimento do povo britânico hoje".
O premiê canadense, Justin Trudeau, condenou o que denominou de "atentado covarde" e lembrou do ataque ao Parlamento de Ottawa em 2014.
AFP / Simon MALFATTO, Frédéric GARET, Iris ROYER DE VERICOURTAtaque em Londres
"A cena é muito familiar para os membros desta Câmara, que estavam aqui há dois anos e meio", disse Trudeau aos deputados canadenses, em alusão ao ataque de 22 de outubro de 2014, no qual um soldado foi assassinado por um jovem radicalizado, posteriormente abatido assim como o suposto agressor desta quarta-feira.
"Um ataque contra a sede da democracia é um ato censurável que condenamos muito firmemente", acrescentou Trudeau, enviando suas "mais sinceras condolências" às vítimas do ataque de Londres.
No Parlamento escocês em Edimburgo, os debates sobre o referendo da independência foram suspensos após o anúncio do incidente em Londres.
Uma autoridade da segurança afirmou que a Polícia escocesa estava revendo a segurança em Holyrood, o bairro de Edimburgo onde o Parlamento escocês está localizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário