sexta-feira, 24 de março de 2017

Dia Mundial da Água: Projetos promovem preservação e conscientização em Presidente Kennedy


Cidadãos do mundo todo celebram hoje, 22 de março, o Dia Mundial da Água. O tema atualmente é foco de preocupação e discussões por se tratar de um recurso natural que pode se esgotar, e por ser um bem indispensável para a vida. Pensando nisso, a prefeitura de Presidente Kennedy vem desenvolvendo projetos para preservar nascentes e conservar água doce.
Atualmente o programa Olho d’Água é o grande responsável por ajudar produtores a combaterem a seca e preservar nascentes nas propriedades kennedenses. Desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, com parceria da Secretaria de Meio Ambiente, o projeto doa mudas de plantas nativas e frutíferas para fazer o reflorestamento, e mourões, arame e estacas para proteger e isolar as áreas. Mais de 90 nascentes já foram recuperadas no município desde 2014.
Além de recuperar, o programa também construiu novos reservatórios. Com isso, as propriedades conseguem armazenar mais que o dobro de água, deixando o solo mais úmido e fértil. A meta é atender cerca de 1200 produtores.
O programa Olho d’Água ainda constrói barragens, caixas em curva de nível e caixas secas, uma espécie de vala para armazenar as águas da chuva e garantir que os nutrientes hídricos se espalhem nas propriedades. Já foram construídos mais de 45 quilômetros dessas caixas em cerca de 10 comunidades do município.
Outro projeto relacionado ao tema é o de captação de água no Rio Itabapoana, que faz parte do plano de saneamento básico do município. Este é executado pela Secretaria de Obras desde a parte inicial até a construção da estação de tratamento de água (ETA) no rio. 
Através destas ações a prefeitura promove o uso consciente e a renovação da água, um bem tão necessário para a vida humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário