segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Comandante do GAOP participa do World Police and Fire Games

2017-08-11 16:12:00 - Jornalista: Julie Silveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de João Henrique Ribeiro
Foto: Guga Malheiros
O encontro acontece a cada dois anos e reúne as forças de seguranças de vários países
O comandante do Grupo de Apoio Operacional (GAOp) da Guarda Municipal, professor de karatê e atleta da seleção brasileira, João Henrique Ribeiro, representa Macaé no Word Police Fire Games 2017, maior encontro de atletas da segurança pública do mundo. O evento acontece a cada dois anos e é considerado o segundo maior acontecimento do mundo em número de participantes, ficando atrás, apenas, dos Jogos Olímpicos. Administrada pela Califórnia Police Athletic Federation (CPAF), esse ano, as competições estão sendo realizadas em Los Angeles, de 7 a 16 de agosto. O atleta macaense viaja neste sábado (12).
De acordo com o comandante Ribeiro, sua participação no encontro é, além de competir, formar parcerias e estreitar relacionamentos para que, na próxima edição, Macaé possa participar com um número maior de atletas da Guarda Municipal. "O encontro não é apenas esportivo, é uma oportunidade de integração. A proposta é realizar uma ação de descoberta de talentos da Guarda Municipal e formar um grupo de atletas de diversas modalidades para competir nas próximas edições do Word Police Fire Games", destaca.

Ribeiro acrescenta que o treinamento no GAOp é referência no estado. Todos os dias são realizadas atividades físicas direcionadas aos agentes do Grupo de Apoio Operacional. O guarda, antes de atuar nas ruas, passa por uma hora e trinta minutos de treinamento na academia localizada na sede da corporação. O step, por exemplo, dá maior condicionamento físico para o guarda que precisa descer e subir da viatura. "A prática e o incentivo ao esporte nos trazem grandes resultados. Queremos que esse estímulo leve nossos guardas ao Word Police Fire Games 2020", pontua o comandante.

A equipe GAOp atua em rondas preventivas, intervenções táticas e operacionais com policiais militares, reintegração de posse, entre outras ações. Os agentes passam por cursos de capacitação constantemente, além de treinamento tático e operacional, conduta de abordagem e mobilização.

Word Police Fire Games 2017

O evento conta com uma média de 10 mil atletas que representam as corporações de aplicação da lei, como as instituições policiais, corpo de bombeiros, oficiais de liberdade condicional, proteção de fronteira, imigração e alfândega. Os esportistas são de mais de 70 países e vão competir em mais de 60 modalidades. O objetivo dos jogos é congregar as forças policiais existentes no mundo. O evento, muito além de ser esportivo, é uma oportunidade de integração, debates relativos ao “modus operandi”, às estratégias de combate ao crime e à garantia da segurança da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário