quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Programação da Prefeitura de Belém dá início à Semana do Folclore

23/08/2017 08:33
A Semana do Folclore teve início oficialmente em Belém nesta terça-feira, 22, com as apresentações culturais no complexo Ver-o-Rio. Dezenas de pessoas se reuniram para prestigiar os shows de carimbó, toadas, boi-bumbá e as demais atrações musicais que deram início à agenda semanal promovida pela Prefeitura de Belém, através da Fundação Cultural do Município (Fumbel).
“Foi uma noite em que valeu a pena ter saído do trabalho e encontrado a família. A gente esquece um pouco o cansaço e interage com as músicas, principalmente porque as crianças estão encantadas com as roupas (dos dançarinos)”, contou o auxiliar administrativo Rafael Souza, 27 anos, que estava na companhia da esposa, da filha e de sobrinhos.
A esposa de Rafael soube da programação por uma emissora de televisão e arrumou uma forma de encontrar o marido para prestigiarem juntos as apresentações. “Liguei para o Rafael, peguei as crianças e corremos para cá. Gosto de trazer eles porque é uma das maneiras mais fáceis e gostosas de ensinar às crianças o que é a nossa cultura”, afirmou a dona de casa Darlene Souza, 30 anos, que mora em Ananindeua, mas não se importou nem com a distância. “Quando o motivo é bom, a gente nem se preocupa com os detalhes. Eu estou adorando essa programação da Prefeitura. Acho que poderiam fazer isso constantemente”, disse.
A programação da Semana do Folclore segue até o domingo, 27, com diversas opções de entretenimento que vão desde as rodas de conversas no Memorial dos Povos e exposições do Museu de Arte de Belém até sessões de cinema paraense no Cine Olympia.
“Esta semana foi uma releitura daquilo que a Prefeitura de Belém já fazia anualmente, porém nós tivemos a ideia de ofertar essa programação em vários locais da cidade e decidimos que um deles fosse na rua. Cultura popular é isso, é na rua, entre as pessoas, são rodas de apresentações. Este foi o motivo pelo qual resolvemos iniciar o evento aqui, no Ver-o-Rio”, informou a presidente da Fumbel, Eva Franco.
Para a artesã Edna Miranda, 53 anos, integrante do grupo cultural da melhor idade Estrela do Mar, a noite da terça-feira foi a volta do recesso para eles, que desde a quadra junina tinham dado uma pausa nas apresentações. “A gente teve um ritmo intenso durante o mês de junho. Paramos esse período e agora, com a Semana do Folclore, a turma está com todo o gás e quer dividir isso com esse público maravilhoso que prestigia a nossa cultura”, declarou.
A programação completa da Semana do Folclore pode ser conferida no site de notícias da Prefeitura de Belém, no endereço eletrônico www.agenciabelem.com.br.
Por Karla Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário