segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Rede municipal investe na educação ambiental

2017-08-03 16:09:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de dois meninos uniformizados olhando plantas
Foto: João Barreto
As práticas ambientais fazem parte do dia a dia de alunos
Em Macaé, a educação ambiental está cada vez mais integrada ao ensino municipal. Plantar, colher e conhecer a importância de frutas, verduras e legumes faz parte das práticas ambientais em alguns espaços escolares e do dia a dia de alunos. Escolas como Marly Vasconcelos Lemos (Botafogo), Lia Kopp Franco (Parque Aeroporto) e de Educação Infantil Anna Benedicta da Silva Santos (Centro) adotaram a educação ambiental como estratégia pedagógica para destacar a importância da sustentabilidade, com foco para reforço da relação dos alunos com a natureza e reflexão sobre os impactos ecológicos na sociedade. O projeto Horta Escolar é uma das ações que contribui para que os estudantes conheçam hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.
Diante da criação das hortas, crianças a partir de dois anos aprendem sobre o cuidado com o meio ambiente. Na Escola Anna Benedicta da Silva Santos o espaço se tornou um dos preferidos da garotada e conta com 20 canteiros, onde foram plantados couve, alface, tomate, cenoura, morango e temperos como cebolinha, hortelã e cheiro verde, que são utilizados no preparo da merenda escolar e em atividades como oficinas sobre alimentação saudável desenvolvidas nas salas de aula. Entre os benefícios alcançados com o projeto horta escolar se destacam a produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos, atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos, inserção de assuntos como a economia doméstica e influência nas escolhas alimentares das crianças.

Gabriele Vasconcelos, Maria Eduarda Moreto e Yasmin Barreto fazem questão de correr para as atividades na horta. Elas regam as mudas e se divertem com os outros amigos ao aprender a importância do meio ambiente. "Gosto muito da horta e de comer frutinhas na escola e na minha casa", conta Gabriele. A adoção do projeto foi elogiada pelos pais e responsáveis pelos alunos. Thaina Barreto é uma delas, mãe de Pietra Barreto, 5 anos, observa que a filha melhorou os hábitos alimentares. "A escola está de parabéns. Ações como esta favorecem o entrosamento e desenvolvimento dos alunos". Janaína Lemos, lembra que o filho Cauã Lemos, 5 anos, está atento às questões ecológicas e alimentares. "A merenda da escola já tem cardápio nutritivo, mas com a criação da horta, meu filho está mais ligado à natureza. Estou satisfeita, pois ele conheceu verduras e começou a gostar", pontua.

As professoras Ivone Lacerda e Adriana Tavares fazem questão de incentivar a participação dos alunos na horta. "A horta serve como atividade interdisciplinar. Os estudantes ficam mais atentos a temas como alimentação, nutrição e ecologia que aliados ao trato com a terra e plantas geram situações de aprendizagem reais e diversificadas", observam. Satisfeita com a horta escolar, Giseli Abreu, diretora geral, afirma que a sustentabilidade é um dos assuntos principais nas atividades interdisciplinares e nas aulas. “Durante o ano letivo trabalhamos a importância da alimentação saudável. Percebemos que muitos estudantes conheceram e ficaram incentivados a comer frutas e verduras. Depois surgiu a ideia da horta, que contou com a participação das equipes integrantes da gincana da Família na Escola. Cada uma ficará responsável pelo cuidado dos canteiros e de tarefas como plantar e regar", explica.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o contato com a natureza faz com que as crianças e jovens vejam as consequências das ações humanas no ambiente e aprendam a ter uma postura adequada quanto ao ambiente.

Mais atividades ambientais

A conscientização ambiental também faz parte da prática da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Marli Vasconcelos Lemos. Entre as atividades ministradas na escola estão projetos como de reciclagem e conscientização não apenas dos alunos, mas dos pais e toda comunidade escolar. O espaço conta com telhados ecológicos e exposição de materiais recicláveis como lata de refrigerante feita por garrafa pet.

Mudança de posturas

A Escola Municipal de Educação Infantil Lia Koop Franco (Vila Badejo) também está à frente de ações ambientais. A unidade desenvolve o projeto "Jardim dos Sentimentos" com pneus sustentáveis que abrigam flores e placas que identificam valores como amor e amizade. A unidade conta com pomar com mudas de árvores frutíferas como caju, abacate, melancia, manga e banana. Os alunos participam de atividades com verduras como alface e couve utilizados em trabalhos e lanches coletivos. Segundo a diretora Vanusa o projeto desenvolvido na escola mudou o comportamento de toda a comunidade escolar. "Muitos dos nossos alunos e profissionais adotaram hábitos mais saudáveis na alimentação. Além disso, as crianças estão mais conscientes e explicam, minuciosamente, sobre os cuidados com a natureza", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário