Cerca de cinco mil alunos farão a Prova Brasil em Macaé
2017-10-19 11:22:00 - Jornalista: Equipe Secom
Foto: João Barreto
Processo ocorre entre os dias 23 de outubro e três de novembro em Macaé
A prova terá dois cadernos contendo dois blocos de cada área do conhecimento: língua portuguesa e matemática. Para o quinto ano serão 11 itens em cada bloco, no total de 44 questões e para o nono ano, 13 itens em cada bloco, no total de 52 questões.
De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, são desenvolvidas ações de incentivo para profissionais da rede, alunos, famílias, para que eles entendam a importância do bom desempenho do aluno na Prova Brasil.
- Um dos principais objetivos para o desenvolvimento da Prova Brasil era ter um instrumento que demonstrasse o direito à educação e ao aprendizado, sendo garantidos igualmente para todos os alunos da rede. Com isso o Ministério da Educação (MEC), depois da aplicação das prova, consegue realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do aluno, explicou Guto, ressaltando que as informações produzidas visam subsidiar a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas na área educacional.
A Coordenação Estadual do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), responsável pela aplicação da Prova Brasil, faz os contatos com as escolas, comunicando o dia que a prova será aplicada e colhendo informações dos alunos.
Trabalho é constante durante todo o ano
Para a coordenadora de Programas e Projetos da Educação, Gelda Rodrigues, o trabalho constante das equipes gestoras das unidades escolares também influencia no resultado da Prova Brasil. "Estamos com ações desde o início do ano letivo para a Prova Brasil, como avaliação por área do conhecimento e recuperação de estudos, orientação educacional com ações de acompanhamento da revisão e da frequência", enumerou Gelda.
A diretora do Ciep Leonel de Moura Brizola, Eliane Araújo Santos, disse que a Prova Brasil é muito válida na rede e que desperta nos alunos a vontade de demonstrar seus conhecimento. "Durante todo o ano aplicamos simulados para os nossos alunos como teste do conhecimento absorvido nas aulas. Depois fazemos uma avaliação e traçamos metas e estratégias através de ações para manter os resultados positivos e corrigir os negativos", detalhou Eliane, ressaltando que o Leonel Brizola subiu dez pontos no IDEB no último resultado na Prova Brasil.
IDEB é definido após Prova Brasil
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são testes para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/Mec).
O IDEB, definido após a Prova Brasil, mede a qualidade da educação no Brasil, por meio da combinação do nível de conhecimento dos estudantes com a porcentagem de aprovação dos alunos. Ele é calculado e divulgado a cada dois anos. Além destes indicadores, o IDEB também considera dados como infraestrutura da unidade, índices de aprovação, evasão e distorção idade-série.
Nenhum comentário:
Postar um comentário