terça-feira, 24 de outubro de 2017

Águas de Casimiro realiza pesquisa para verificar as condições de saneamento nas residências

Em uma parceria inédita, a Autarquia Águas de Casimiro e a Universidade Estácio de Sá, campus Macaé, está realizando uma pesquisa a fim de levantar um diagnóstico das condições de saneamento dentro dos domicílios. Quatro alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da universidade percorrem a sede do município, buscando informações sobre abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos, além de dados acerca dos moradores.
O trabalho dos estagiários é uma iniciação científica que começou em agosto deste ano e vai até julho de 2018. Durante toda a pesquisa, os estagiários irão visitar 800 casas, o que representa uma amostra da sede do município e dos distritos de Professor Souza e Rio Dourado. “Os dados coletados e sistematizados servirão para o aprimoramento dos serviços de água e esgoto e também para o desenvolvimento de novos projetos de saneamento”, ressaltou o Técnico de Saneamento Ambiental, Aladim Mendes.
Os estagiários estão sempre uniformizados e acompanhados por um funcionário da Águas de Casimiro. A dona de casa Irene Ferreira, moradora do bairro Mataruna, recebeu a equipe e contribuiu com a pesquisa. “Estou achando muito legal esse trabalho, é uma forma de verificar como está a situação na nossa casa e recebermos informações importantes, sobretudo, para a nossa saúde”, disse a moradora.
Durante as visitas, as equipes distribuem um folheto informativo aos moradores que fala sobre a importância da manutenção periódica das caixas d’águas.
“No momento da pesquisa também é feita a análise do cloro residual das residências. São coletadas duas amostras de água: uma da torneira direta, onde verifica-se a concentração de cloro que chega à residência e uma segunda amostra da torneira dentro de casa. Com essa análise, os estagiários verificam se há redução de cloro e a qualidade da água consumida. Possíveis alterações devem-se principalmente, à falta de manutenção nas caixas d´água”, explicou o presidente da Autarquia Águas de Casimiro, Luiz Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário