terça-feira, 24 de outubro de 2017

Gestão compartilhada para fomento cultural em debate no Museu

Presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Cristina Lima, recebeu o subsecretário de Cultura do estado, Aldo Mussi, nesta terça-feira (24).
O Programa de Ocupação Cultural (POC) foi tema de encontro no Museu Histórico de Campos na tarde desta terça-feira (24). Em um projeto inédito, imóveis de propriedade do Governo do Estado serão disponibilizados em gestão compartilhada para fomento cultural por parte de prefeituras, instituições culturais sem fins lucrativos e iniciativa privada. O encontro contou com a presença do subsecretário de Cultura do estado, Aldo Mussi; a presidente do Conselho Estadual de Política Cultural, Cleise Campos; e a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Cristina Lima; entre outros importantes agentes culturais da região.

— A cultura é muito mais que um gasto, é um valioso investimento no cidadão. Nós da secretaria de Cultura do Estado queremos descentralizar nossa atuação. Trazemos esse projeto inédito, mas que é um sonho antigo. Queremos dar vida útil a prédios que estão com pouco ou nenhum uso e que podem ser de grande valor para a cultura — disse o subsecretário, Aldo Mussi.

O uso dos imóveis priorizará a instalação de salas de leitura e espaços multiculturais, que poderão abranger diversas linguagens artísticas como artes cênicas, dança e audiovisual. A avaliação final para seleção dos imóveis seguirá aspectos como localização, abrangência regional, condições para efetivação das propostas a serem desenvolvidas, entre outros aspectos. A presidente da FCJOL ressaltou a importância das parcerias, principalmente nos momentos de dificuldade.

— Cultura não se faz sem investimento financeiro. Em momentos de dificuldade são muito valiosas essas parcerias. É importante também ter em mente que as utopias nos alimentam, mas é o pé no chão que nos move — frisou Cristina Lima.

Por: Lívia Nunes - Foto: Rafael Peixoto -  24/10/2017 19:04:24

Nenhum comentário:

Postar um comentário