Macaé inicia programação do Outubro Rosa
2017-10-03 17:03:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Foto: Bruno Campos
Palestra marca início da campanha
A programação teve início nesta terça-feira (3), no Núcleo de Atendimento à Mulher e a Criança (Nuamc), do bairro Visconde de Araújo. O evento reuniu usuárias e funcionárias da unidade. A palestra proferida pela equipe de Enfermagem e Serviço Social falou sobre os sintomas, tratamento e as principais causas e fatores de risco da doença. Usando um modelo didático das mamas, as profissionais ensinaram os participantes a fazerem o autoexame.
A enfermeira Rita Sarmento falou da importância da mudança de hábitos com a realização de exames periodicamente. "Nossa meta é fazer com que elas tenham uma postura voltada para a prevenção das doenças", frisou.
A administradora da unidade, Dayse Calazans, destacou que a unidade, mensalmente, realiza atividades de orientação e palestras para as pacientes. "Estamos elaborando um evento para o mês de novembro, quando vamos abordar a sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis", disse.
Para a cuidadora de idosos, Cláudia Márcia de Paula, a ação, promovida pela unidade, é um incentivo às mulheres para realizarem o autoexame. "Este é um trabalho preventivo, em que as profissionais nos explicam detalhadamente e de forma correta, onde conseguimos ter uma visão ampla para um pré-diagnóstico e recorrer ao atendimento adequado", disse.
As atividades do Outubro Rosa irão acontecer durante todo mês em diversas unidades de saúde, instituições públicas e privadas. De acordo com a gerente do Programa da Mulher, Alessandra Lofiego, o objetivo da campanha é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e de obter um diagnóstico precoce do câncer de mama. "Prevenir é um ato de amor, com você, com o seu corpo e com todos que te amam", disse.
Movimento
O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama. A ação começou em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.
No Brasil, o movimento aconteceu em outubro de 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também chamado de Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa. Em outubro de 2008, o movimento ganhou força e várias cidades brasileiras foram iluminadas como uma forma de chamar a atenção para a saúde da mulher.
Programação Outubro Rosa
09/10 - 9 horas
Auditório do Paço Municipal da Prefeitura de Macaé
Atividade: Palestra sobre "Mama", com o médico mastologista, Leonardo França
16/10 - 9 horas
Núcleo de Atendimento à Mulher e a Criança (Nuamc do bairro Aroeira)
Endereço: Rua Francisco Alves Machado - Nº 235 - Aroeira
Café da manhã
Atividades: autoexame, prevenção e diagnóstico precoce
19/10 - 9 horas
Câmara Municipal
Atividade: roda de conversas - Equipes do Nuamc Aroeira e da Saúde da Mulher convidadas para integração com as mulheres do Legislativo.
23/10 - 9h às 17h
Ceam (Coordenadoria Especializada de Atendimento à Mulher)
Rua São João, 33, Centro
Atividades alusivas ao Outubro Rosa, parceria entre a Coordenadoria Geral de Políticas para as Mulheres (SEMDSDH) e o Programa Saúde da Mulher (Saúde) com o objetivo de proporcionar às mulheres atendimento médico individualizado, com informações sobre a saúde da mulher, autoexame e exame de mama
05/11 - 8h - Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul, na orla da praia dos Cavaleiros, às 7h
Inscrições pelo site "Ticket Agora", no valor de R$ 90,00. Idosos têm 50% de desconto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário