Professores de Belém vencem concurso com práticas inovadoras aplicadas nas escolas municipais
19/10/2017 16:28
Pela terceira vez consecutiva, profissionais da rede municipal de ensino conquistam as primeiras colocações no Concurso Prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação. Nesta primeira etapa da 10ª edição do Prêmio, quatro professores de Belém foram contemplados, inclusive o primeiro lugar e prêmio destaque.
A professora Giselle Costa Martins, da Escola Amância Pantoja, do bairro de Fátima, foi uma das agraciadas este ano pelo projeto “Cultura de Belém: brincadeiras e costumes”, inscrito na categoria Educação Infantil: Pré-Escola. Ela explica que tudo começou com uma história contada por um de seus alunos, sobre uma manga que caiu em cima de um carro.
“Quando o aluno chegou à sala de aula e narrou o que pra ele foi uma novidade, todos ficaram muito curiosos e passaram a interagir sobre o assunto. Foi aí que veio a ideia de trabalhar de forma interdisciplinar a letra ‘M’ do alfabeto”, explicou.
O projeto é desenvolvido com auxílio do livro ABC do Belém tem disso, do autor Sergio Bastos. Nele, são encontrados poemas sobre a região e suas peculiaridades, com a fruta manga como um dos símbolos da capital paraense. Os poemas são lidos e interpretados pelas 42 crianças de cinco anos, da turma do Jardim II.
Além do trabalho de leitura, interpretação e escrita, que segundo a professora é fundamental nesta fase para auxiliar no processo alfabetizador, os estudantes envolvidos no projeto têm a oportunidade de desenvolver habilidades orais e psicomotoras, por intermédio da música e do teatro. “Nós trabalhamos a interdisciplinaridade para que o avanço educativo de cada criança seja alcançado em todas as áreas”, destacou ao explicar a importância de cada disciplina no projeto.
A pequena Cecília Melo, de cinco anos, esbanjou entusiasmo ao mostrar sua manga produzida em massa de modelar. “Na aula de arte aprendi a cor da manga, por isso usei a massinha amarela; mas também aprendi sobre seu tamanho na aula de matemática, e a escrever a palavra na aula de português” disse.
Enquanto Giselle Martins dedica maior parte de seu tempo aos seus pequenos filhos do Jardim II [assim por ela mencionado] e comemora o mérito na categoria junto a eles, a professora Mariza Barbosa que há oito anos integra a equipe da educação especializada do município, compartilha hoje a alegria da conquista do primeiro lugar na categoria “Ensino Fundamental: 1º, 2º, e 3º Anos” com todos os quase 2.000 estudantes com deficiência da rede, atendidos pelo Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (Crie).
“Esta primeira colocação não é um ganho meu, mas a todos nós que contribuímos para a educação inclusiva de qualidade oferecida em nossas escolas”, afirma Barbosa. Idealizadora do projeto “Amiguinhos da Inclusão: Refletir e Vivenciar para Transformar”, executado desde março na Escola Walter Leite Caminha, no bairro Bengui, ela diz estar confiante para a etapa regional do Prêmio, que acontece em meados do mês de novembro.
“Nós queremos levar esta proposta a toda região Norte e até ao Brasil se assim Deus permitir. Nossas crianças com deficiência precisam de atenção, carinho, cuidados, e acima de tudo respeito”, ressaltou. “Com esta proposta tornaremos os próprios colegas de classe da turma regular multiplicadores de boas ações na construção de uma sociedade sem desigualdade social”, acrescentou.
O projeto oportuniza a interação nas atividades escolares de todos os alunos sejam eles com algum tipo de deficiência ou não. O aluno que mais ajuda e demonstra respeito ao colega com alguma limitação, ganha espaço no mural da escola como “Amiguinho da Inclusão”.
Também obteve o primeiro lugar na categoria “Ensino Fundamental: 6º ao 9º ano”, o professor Arthur Ribeiro da Silva, da Escola Rotary, com o projeto Festa Solidária: leitura, escrita, e intervenção na comunidade. Estes três educadores da rede, vencedores da etapa estadual, já disputam com outros professores de toda a região Norte. O resultado da segunda etapa deve ser divulgado no início do mês de novembro.
Outro destaque – Com a segunda colocação da categoria “Ensino Fundamental: 4º e 5º ano”, a professora Ellen Rosário, da Escola Anna Barreau, no distrito de Mosqueiro, também ganhou reconhecimento com o projeto inclusivo “Torre de Hanói: uma proposta interdisciplinar para o ensino de crianças com TEA”.
Prêmio Professores do Brasil - O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica, juntamente com instituições parceiras. Criado em 2005, tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica. Para tanto, são avaliadas experiências pedagógicas bem–sucedidas e inovadoras.
De acordo com o Secretário Municipal de Educação Marcelo Mazzoli, esta é mais oportunidade no qual os professores da rede têm de mostrar o diferencial na qualidade do ensino oferecido nas escolas da capital. “Este mérito é todo deles por dedicarem seu tempo na construção de uma educação de qualidade, e nós retribuímos esta conquista oferendo cada vez mais espaços adequados, formações continuadas, e outros benefícios aplicados durante esta gestão”, pontuou.
Por Natasha Albarado
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