segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Pronto-socorro do Aeroporto: sete mil atendimentos emergenciais por mês

2017-10-23 19:09:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pai segurando filha no colo, sendo atendido no pronto socorro.
Foto: Bruno Campos
Pediatria, ginecologia, psiquiatria e neurologia são especialidades disponibilizadas

"Melhorando cada vez mais". Com essas palavras, a paciente Maria da Graça Silva classificou o atendimento atual do Pronto-Socorro do Aeroporto (PSA), que conta com o trabalho de 258 profissionais. Referência na cidade, o PSA realiza cerca de sete mil atendimentos de emergência clínica e psiquiátrica mensais, fora consultas ambulatoriais, vacinação e outras assistências.


Funcionando 24 horas com atendimento clínico geral e odontológico, o PSA também é hoje um dos principais polos de atendimento psiquiátrico emergencial. Cerca de 1,2 mil consultas com neurologistas, psiquiátricas e psicólogos são realizadas por mês, além de 800 atendimentos de emergências nestas especialidades.

O pronto-socorro disponibiliza, atualmente, em seu ambulatório as seguintes especialidades: pediatria, ginecologia, psiquiatria e neurologia. Serviços de enfermagem também são disponibilizados para os pacientes. Mensalmente em torno de 800 curativos são realizados. De segunda a sábado, de 7h30 às 12h30, são feitos os curativos limpos e, na parte da tarde, de 13h30 às 17h30, os curativos contaminados.

A farmácia do local tem uma demanda hoje de 400 mil remédios distribuídos por mês, entre básicos e específicos. Também são disponibilizadas no posto todas as vacinas disponíveis na rede - uma média de cinco mil/mês.

O PSA atualmente conta com um Centro de Imagem, que atende os pacientes ambulatoriais e emergenciais e realiza exames nas mais diversas especialidades como abdômen total, mamas (com doppler), pélvica, próstata, tireoide (com doppler), transvaginal (com doppler), vias biliares, vias urinárias, partes moles, músculos esqueléticos, ecocardiograma (com doppler), carótida e vértebras, eco de MMIIS (eco-doppler dos membros inferiores). E também exames obstétricos,como ultrassonografia obstétrica (com doppler), translucência nucal, morfológica e ecocardiograma fetal. Além do Centro de Imagem para ultrassonografias, há ainda o setor de raio X: juntos, os dois realizaram 1.682 exames de agosto a setembro.

Com cerca de 40 consultas diárias, a pediatria funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. As marcações são feitas às sextas-feiras, às 11h. Para teste do pezinho e BCG, as marcações são realizadas de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h30. A mãe ou responsável deve levar o RG, a certidão de nascimento do bebê e o cartãozinho da maternidade. Já consultas ginecológicas são marcadas às terças-feiras, às 10h e às quintas-feiras são feitas as marcações para clínico geral.

O pronto-socorro do Aeroporto está localizado na Rua Curunhango, 46.

Estratégia Saúde da Família reforça equipe local

Atualmente o bairro Aeroporto conta com o Estratégia Saúde da Família (ESF). Quarenta agentes comunitários de saúde e dois enfermeiros fazem parte da equipe que realiza cerca de 400 visitas diárias. A equipe de Saúde da Família é responsável por encaminhar o paciente a outros serviços de saúde, quando necessário. O agente comunitário de saúde visita, mensalmente, todas as famílias da localidade, e é o elo entre o morador e o serviço de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário